A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) dobrou de julho para agosto, por conta do aumento nos preços tanto no atacado como no varejo, informou nesta quarta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IGP-M teve alta de 0,37% em agosto, ante 0,18% em julho. A variação do índice ficou acima da mediana das projeções de economistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters, que esperavam uma inflação de 0,30% no mês. As projeções, coletadas com 13 analistas, variaram de 0,26% a 0,38%.
A inflação acumulada de pelo IGP-M de janeiro a agosto é de 1,96%. Nos últimos 12 meses, o índice registrou uma alta de 2,43%. O Índice de Preços no Atacado (IPA) registrou em agosto uma alta de 0,46%, bem acima dos 0,21% apurados em julho. No caso da inflação no varejo, a variação foi mais brusca. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou em agosto uma inflação de 0,13%, uma reversão do comportamento de julho, quando estes preços recuaram 0,08%.
O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) avançou 0,35%, uma desaceleração em relação à alta de 0,57% de julho. O IGP-M foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de julho e 20 de agosto.