Um balanço inicial do Mutirão Nacional de Entrega de Armas, feito pela organização não-governamental (ONG) Viva Rio, estima que mais de duas mil armas foram entregues neste sábado nas igrejas que participam da Campanha do Desarmamento. Os dados oficiais devem ser divulgados na segunda-feira pela organização.
De acordo com o coordenador da área Religião e Paz da Viva Rio, André Porto, cada instituição recebeu, em média, 10 armas. "Em Goiânia, por exemplo, foram mais de 30. Na catedral de Manaus, cerca de 20. Mas, na Ceilândia (cidade satélite de Brasília), recolheram apenas uma", informou.
Entre as armas recolhidas, pistolas foram as mais numerosas, mas havia também fuzis e carabinas. "Não recebemos só armas pequenas", disse André Porto.
Mais de 250 igrejas católicas, luteranas, presbiterianas e metodistas abriram as portas hoje para a entrega voluntária de armas de fogo em todo o país. A ação tem a parceria da Polícia Federal e da ONG Viva Rio. A Campanha do Desarmamento, lançada pelo governo federal em julho do ano passado, já recolheu cerca de 300 mil armas de fogo em todo o país