Rio de Janeiro, 08 de Janeiro de 2026

IA apresenta indícios de bolha, diz gestor de fundos

Ray Dalio alerta sobre a formação de uma bolha no mercado de IA, impactando a confiança dos investidores e aumentando o risco de liquidações.

Segunda, 05 de Janeiro de 2026 às 14:40, por: CdB

A possível formação de uma bolha no mercado de IA pressionou a confiança dos investidores e aumentou o risco de uma liquidação de papéis.

Por Redação, com Reuters – de Londres

O boom da inteligência artificial que impulsionou as ações de tecnologia norte-americanas está “agora nos estágios iniciais de uma bolha”, alertou o gestor de fundos de hedge Ray Dalio na rede social X ‌nesta segunda-feira.

IA apresenta indícios de bolha, diz gestor de fundos | IA vive início de bolha, afirma gestor de hedge
IA vive início de bolha, afirma gestor de hedge

Os principais índices de Wall Street tiveram ganhos de dois dígitos em 2025, marcando um ‌terceiro ano consecutivo de avanços, uma sequência vista pela última vez em 2019-2021. Os ganhos foram impulsionados pela forte demanda dos investidores por ações vinculadas à IA, o que levou os índices de referência das bolsas norte-americanas a recordes.

Dalio, que foi cofundador do fundo de ‍hedge Bridgewater Associates em 1975, disse que as bolsas dos Estados Unidos tiveram um desempenho significativamente inferior ao das ações não americanas e do ouro em 2025. O ouro subiu mais de 60% no ano passado, enquanto os mercados emergentes registraram ‌um ano excepcional e o FTSE 100 do Reino Unido superou ‌o desempenho dos principais mercados globais.

– Claramente, os investidores preferem muito mais estar em ações de fora dos EUA, assim como preferem estar em títulos de fora dos EUA e dinheiro dos EUA – escreveu ele na publicação.

Bolha no mercado de IA

A possível formação de uma bolha no mercado de IA pressionou a confiança dos investidores e aumentou o risco de uma liquidação de papéis. Enquanto isso, as tensões geopolíticas no Oriente Médio e a incerteza sobre a trajetória da taxa de juros do Federal Reserve dos EUA aumentaram a inquietação dos investidores.

– É claro que há grandes dúvidas sobre a política do Fed e o crescimento da produtividade à frente – disse Dalio.

– Parece mais provável que o recém-nomeado presidente do Fed e o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) sejam tendenciosos a empurrar as taxas de juros nominais e reais para baixo, o que daria suporte aos preços e inflaria as bolhas.

Analistas dizem que os investidores globais buscarão ativamente oportunidades este ano em segmentos subvalorizados dos mercados financeiros, já ‌que as preocupações crescentes com uma bolha de IA levam os investidores a olhar para além das ações de empresas do setor que estão altamente valorizadas.

Os principais fundos macro da Bridgewater Associates apresentaram um desempenho recorde em 2025, informou a Reuters no final de dezembro.

Edições digital e impressa