Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Hemocentro de PE implantará banco de células-tronco

Arquivado em:
Segunda, 27 de Setembro de 2004 às 11:49, por: CdB

A Fundação Hemocentro de Pernambuco (Hemope), do governo do estado, vai receber investimentos do Ministério da Saúde para implantar um dos dez bancos de células-tronco de cordão umbilical do país.

A informação foi dada nesta segunda-feira, em Recife, pelo ministro da Saúde, Humberto Costa. Ele explicou que a idéia é beneficiar pessoas com leucemia, anemias graves e outras doenças no sangue, que necessitam de transplante de medula óssea e não possuem doador na família com compatibilidade imunológica. Disse que o sistema, além de ser mais econômico, oferece menos risco à saúde, já que o sangue do cordão umbilical é composto por células imaturas com propriedades proliferativas.

De acordo com o ministro, também serão contemplados, no futuro, pacientes com problemas cardíacos, o que vai evitar a realização de cirurgias de ponte de safena, mamária e de transplante. Observou que uma pesquisa para viabilizar a iniciativa está sendo financiada pelo Ministério da Saúde com investimentos de R$ 5 milhões.

- É um privilégio para Pernambuco poder contar com um banco de cordão umbilical, que vai ajudar a produzir conhecimento, a principal moeda do mundo contemporâneo - afirmou Humberto Costa.

Ele disse que a expectativa é inaugurar a unidade do Hemope no primeiro semestre do próximo ano. Informou que atualmente há uma demanda de 2.500 transplantes de medula óssea no país, a cada ano, e que apenas mil conseguem ser submetidos ao procedimento, por falta de doadores.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo