Os líderes do Hamas e da Jihad Islâmica iniciaram, nesta quarta-feira, um diálogo com as autoridades egípcias sobre um cessar-fogo com Israel, afirmaram fontes palestinas.
Segundo elas, Khaled Meshal, chefe político do Hamas, e Ramadan Abdala Shalah, que de Damasco dirige a Jihad, chegaram nesta terça ao Cairo para se reunir com o chefe da inteligência egípcia, Omar Suleiman, encarregado de mediar o conflito palestino.
- A informação da qual dispomos agora é de que Meshal e Shalan foram convidados ao Cairo para analisar com os responsáveis egípcios uma trégua com Israel. - disse Esmat Mussa, membro da missão diplomática palestina na Liga Árabe.
- Este dialogo com Hamas e Jihad poderia ser seguido de outro com as demais facções palestinas. - acrescentou.
Antes de sua reunião com os líderes dos grupos palestinos, Suleiman viajou nesta manhã a Israel para discutir com o primeiro-ministro Ariel Sharon seu plano para a retirada das cidades palestinas.
Durante os últimos três anos, o Egito desempenhou um papel estratégico na mediação entre Israel e os palestinos para pôr fim à violência mútua, em um passo para a aplicação do Mapa de Caminho, destinado a solucionar o conflito político local.