Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Governo da Noruega admite derrota em eleição parlamentar

Arquivado em:
Terça, 13 de Setembro de 2005 às 06:39, por: CdB

A coalizão "Vermelho-Verde" da Noruega ganhou do atual governo de centro-direita a eleição parlamentar do país nesta segunda-feira.

O primeiro-ministro Kjell Magne Bondevik disse aos jornalistas que iria avisar nesta terça-feira o rei Harald de sua derrota na eleição para o partido liderado pelo ex-premiê Jens Stoltenberg, 46 anos.

Bondevik, 58 anos, ganhou pouco crédito pela recente expansão da economia do país, consequência em grande parte do aumento dos preços do petróleo, ou pelas recentes pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontando a Noruega como o país com a melhor qualidade de vida do mundo.

Stoltenberg, um economista de 42 anos, liderou uma coalizão de três partidos, incluindo os Socialistas, que nunca estiveram no poder.

A aliança de centro-esquerda - da qual fazem parte o Partido Trabalhista, o Partido Socialista de Esquerda e o Partido de Centro - conquistou 88 cadeiras no Parlamento, composto por 169 integrantes. O bloco de centro-direita ficou com 81 cadeiras, segundo os resultados da contagem de 98,3% dos votos.

O partido de Stoltenberg, que acusa Bondevik de trair as tradições nórdicas de igualdade ao implementar cortes nos impostos beneficiando os ricos, liderou todas as pesquisas de opinião com folga até a corrida ficar mais disputada, na última semana. O partido promete gastar mais em empregos, educação e na terceira idade.

A Noruega, um país com apenas 4,6 milhões de habitantes, é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo, ficando atrás apenas do Egito e da Rússia.

O país conseguiu poupar uma grande quantidade de dinheiro desde que o petróleo começou a ser extraído, nos anos 1970 - o montante guardado até agora, para futuras gerações, é de 190 bilhões de dólares. Ou cerca de 41.000 dólares para cada norueguês.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo