As infraestruturas energéticas ucranianas ficaram severamente danificadas pelos bombardeios russos, que regularmente provocam cortes de energia e fazem temer outro inverno difícil.
Por Redação, com CartaCapital – de Berlim
A Alemanha anunciou, nesta terça-feira, uma nova ajuda à Ucrânia de 100 milhões de euros (R$ 613,95 milhões ) para garantir seu fornecimento energético frente aos ataques russos.
“A Ucrânia voltará a enfrentar o inverno em meio à guerra e (o presidente russo Vladimir) Putin está usando o frio como arma”, indicou o Ministério das Relações Exteriores alemão no X.
“A Rússia está atacando deliberadamente o fornecimento de energia e de aquecimento da Ucrânia. É por essa razão que a Alemanha está contribuindo com 100 milhões de euros a mais para a Ucrânia para seu fornecimento de energia”, acrescentou.
Infraestruturas energéticas
As infraestruturas energéticas ucranianas ficaram severamente danificadas pelos bombardeios russos, que regularmente provocam cortes de energia e fazem temer outro inverno difícil para a população, mais de dois anos e meio depois da invasão russa.
A Ucrânia pediu diversas vezes aos seus aliados ocidentais que a ajudem reconstruir sua rede elétrica, um projeto que precisa de importantes investimentos, assim como mais equipamento de defesa antiaérea para contra-atacar os ataques do Exército russo.