A governadora da Louisiana, Kathleen Blanco, reclamou nesta terça-feira em entrevista à rede CNN, que "a ajuda do Governo federal foi lenta" depois da passagem do furacão Katrina pela costa desse estado e pelo Mississippi, no Golfo do México.
- A ajuda do Governo federal foi lenta, e eu não sei por quê - declarou Blanco à rede CNN de televisão.
Enquanto aumentam as críticas ao Governo de George W. Bush por sua resposta à crise decorrente do furacão, parte das queixas gira em torno de quem tem a responsabilidade pela mobilização de recursos e quem coordena as atividades.
Blanco disse que, durante seu encontro na sexta-feira passada com Bush, ele lhe ofereceu a opção de "federalizar" a operação militar, o que implica que todas as forças de segurança ficariam sob a autoridade de Washington.
- Eu recusei transferir a autoridade da Polícia.A Guarda Nacional tem autoridade para cumprir tarefas na segurança e na manutenção da ordem - disse a governadora.
A governadora pediu a assessoria de James Lee Witt, ex-diretor da Agência de Gestão de Emergências (Fema, em inglês), à qual caberia coordenar todas as operações de ajuda a desabrigados e reconstrução após desastres.
Witt, que dirigiu a Fema durante o Governo do presidente Bill Clinton, disse que "é difícil que uma agência dessa natureza aja de acordo com sua missão quando lhe foi tirado o coração".