Os casos antitruste da UE custaram ao Google mais de 8 bilhões de euros em multas em três ocasiões diferentes na última década e a empresa foi obrigada a mudar práticas de negócios para permitir maior concorrência de rivais.
Por Redação, com Reuters - de São Francisco
O Google está tentando resolver uma investigação antitruste da União Europeia sobre suas operações com publicidade digital, disse uma fonte a par do assunto, medida que pode ajudar a evitar investigação e uma possível multa pesada contra a companhia. Os casos antitruste da UE custaram ao Google mais de 8 bilhões de euros em multas em três ocasiões diferentes na última década e a empresa foi obrigada a mudar práticas de negócios para permitir maior concorrência de rivais. A Comissão Europeia abriu investigação em junho para saber se o Google favorece seus próprios serviços de tecnologia de publicidade gráfica online em detrimento de rivais, anunciantes e editores online. O Google fez uma proposta à Comissão, disse a fonte, recusando-se a fornecer detalhes. A Comissão não quis comentar. O Google, que enfrentará audiência na próxima semana sobre multa de 4,34 bilhões de euros ligada ao seu sistema operacional móvel Android, não se manifestou. Resta saber se a chefe antitruste da Europa, Margrethe Vestager, está aberta a negociações de acordos, que normalmente levam meses ou até anos. Em seus últimos três casos do Google, ela preferiu sanções em vez de negociar uma solução. Uma decisão de acordo incluiria nenhuma multa e nenhuma decisão apontando irregularidade da empresa.