O presidente nacional do PT, José Genoino, alertou ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que o apoio dado às candidaturas dos prefeitos João Paulo, de Recife, e Marta Suplicy, de São Paulo, não deve se generalizar para outras candidaturas do PT no Brasil. Segundo Genoino, a atitude de Lula não deve causar ciumeiras internas. Na sexta-feira, Lula pediu votos para a prefeita de São Paulo e, neste domingo, visitou obras no Recife com o prefeito João Paulo. Ambos concorrem à reeleição.
Mas outros petistas se sentem menos prestigiados. É o caso de Jorge Bittar, no Rio, Nelson Pellegrino, em Salvador, e de Luizianne Lins, em Fortaleza. Segundo Genoino, não há discriminação.
- No Rio, o PT fez o que tinha que ser feito e apresentou um bom candidato. Mas é preciso calma. O diretório nacional não é um guindaste de campanha - disse Genoino.
Para Genoino, é natural que Lula tenha subido no palanque de Marta, porque São Paulo é a base eleitoral do presidente, que além disso mantém uma relação muito estreita com a prefeita. Em Salvador, a campanha de Pellegrino não conseguiu sequer gravar uma declaração de apoio de Lula.