Aeronaves sobrevoaram a orla do Leblon nesta terça e chamaram atenção de banhistas.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Banhistas e pedestres que circularam pela orla do Leblon na manhã desta terça-feira já tiveram um aperitivo do que está previsto para esta quarta, quando o céu de Ipanema, na Zona Sul do Rio, será palco de uma apresentação aérea de helicópteros da Força Aérea da Espanha. As aeronaves foram vistas voando em formação sincronizada, chamando a atenção de quem estava na praia.

A demonstração, inédita no Rio, faz parte da agenda oficial da comitiva militar espanhola no Brasil e está marcada para as 10h15, no trecho da orla entre os postos 8 e 9 de Ipanema.
A apresentação contará com manobras coordenadas e passagens em baixa altitude realizadas por helicópteros da Patrulla Aspa, esquadrilha de demonstração aérea do Ejército del Aire y del Espacio — a Força Aérea da Espanha.
Segundo a organização, a exibição não envolve o uso de fumaça ou artefatos pirotécnicos, mas inclui manobras acrobáticas e voos em formação cerrada, seguindo protocolos de segurança definidos pelas autoridades aeronáuticas brasileiras.
O evento integra uma série de apresentações na América do Sul em comemoração aos 100 anos dos grandes voos intercontinentais da aviação espanhola. Após o Rio, a esquadrilha segue para apresentações em Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.
Para a realização da atividade, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) autorizou uma restrição temporária no espaço aéreo da região durante o período da apresentação. Não há previsão de impactos no funcionamento do Aeroporto Santos Dumont.
Bombeiros
O Governo do Rio autorizou a realização de um novo concurso público para o cargo de oficial capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira.
De acordo com o ato, assinado por Cláudio Castro (PL), o certame vai oferecer oito vagas para a função. O edital ainda não teve data de lançamento divulgada.
O cargo de oficial capelão é previsto em lei e integra o quadro militar do Corpo de Bombeiros. Os capelães são responsáveis pela celebração de atividades religiosas, visitas a unidades hospitalares e acompanhamento em situações de apoio psicológico e aconselhamento.
Formação
A autorização ocorre em meio a outro concurso em andamento para ingressar na corporação. No início do mês, o CBMERJ abriu inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com 50 vagas para o cargo de oficial combatente, fechando a seleção no último dia 18.
A seleção será dividida em duas etapas principais. A primeira fase, sob responsabilidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), consiste em uma prova objetiva com 80 questões e uma redação, agendadas para o dia 8 de fevereiro.
A segunda fase, organizada pela própria corporação, inclui o Teste de Aptidão Física (TAF), inspeção de saúde, exame documental e pesquisa social.
A novidade desta edição é a inclusão de um Teste de Habilidades Específicas (THE), que exigirá dos candidatos:
Subida em corda lisa;
Transposição de muro;
Transposição de trilho baixo;
Passagem por ambiente confinado.
Durante os quatro anos de formação, o aluno recebe vencimentos iniciais de R$ 4.227,16. Após a conclusão do curso, a remuneração bruta para o posto de aspirante a oficial passa a ser de aproximadamente R$ 9.313,32.