Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Filme <i>Napoleon Dynamite</i> leva campanha política para as massas

Arquivado em:
Sábado, 24 de Julho de 2004 às 06:08, por: CdB

Quem se importa mesmo pela corrida presidencial? Para aqueles que valorizam o espírito humano -- fãs de cinema, especialmente --, votem em Pedro!

Depois de uma campanha inicial de seis semanas, a comédia independente "Napoleon Dynamite" se espalha pelos Estados Unidos para conquistar os corações, as mentes e os bilhetes de cinema dos espectadores.

No filme, Pedro (Efren Ramirez) é um imigrante mexicano em Preston, Idaho, que concorre a presidente do grêmio estudantil. Napoleon (Jon Heder) é seu assessor de campanha e Summer, a adversária popular.

Nos cinemas, o filme também é uma zebra. "Napoleon" concorre com Matt Damon, estrela do filme "The Bourne Supremacy", e Halle Berry, de "Catwoman".

Mas "Napoleon Dynamite" tem qualidades que não podem ser ignoradas: ganhou status em festivais de cinema, em geral boas críticas e um culto crescente em torno do espírito de Napoleon.

Apesar de ser chamado de bobo por muitos, ele nunca se afasta de suas convicções e não fica em cima do muro politicamente. "Não acho que Napoleon se considere um bobo", diz o co-escritor e diretor Jared Hess.

O filme é ao mesmo tempo uma típica história de adolescentes e uma atípica história do triunfo do espírito humano.

Com suas calças vermelhas afro e o amor pela moda dos anos 1970, Napoleon é um solitário até que Pedro chega e juntos lançam a campanha. Napoleon conhece uma garota, Deb (Tina Majorino), que é tão esquisita quanto ele. E é claro que eles ficam juntos.

A trama de "Napoleon Dynamite" é razoavelmente conhecida. Ainda assim, o mundo de Napoleon é tão esquisito que se torna engraçado. Kip, seu irmão, é um nerd que idolatra o guru karateca Rex Kwon Do; seu tio, Rico, vende pílulas para aumentar os seios.

O longa, entretanto, não é uma história de vingança na qual garotos impopulares vencem os populares.

O filme foi um sucesso instantâneo de público no Festival de Sundance e ganhou prêmio no Comedy Arts Festival, dos EUA.

O estúdio Fox Searchligh comprou "Napoleon Dynamite" no Sundance e, ao lado da MTV Films e da Paramount Pictures, montou um tipo de campanha de marketing de guerrilha para distribui-lo pelo mundo.

A Fox fez camisetas "Vote em Pedro" e oferece presentes para as pessoas que assistem ao filme mais de três vezes.

O site oficial tem 25 mil membros competindo para ser presidente do fã clube. E os fãs foram parcialmente responsáveis pelo acréscimo de um novo "epílogo" ao filme -- um casamento misterioso -- nesta sexta-feira, quando passará a ser exibido em cerca de 80 cidades norte-americanas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo