O número de 3,08 bilhões de usuários mensais é um novo recorde para a rede social criada por Mark Zuckerberg em 2004. O Facebook chegou ao primeiro bilhão em 2012 e alcançou a marca dos 2 bilhões em 2017.
Por Redação, com Canaltech - de São Francisco
A Meta divulgou uma marca impressionante no número de usuários ativos no Facebook. Segundo a companha, a rede social alcançou 3 bilhões de pessoas por mês, quase 40% de toda a população mundial. O dado faz parte do relatório de resultados da Meta para o segundo trimestre de 2023 e mostra que a impressão de que o Facebook está morrendo não passa mesmo de impressão.
O número de 3,08 bilhões de usuários mensais é um novo recorde para a rede social criada por Mark Zuckerberg em 2004. O Facebook chegou ao primeiro bilhão em 2012 e alcançou a marca dos 2 bilhões em 2017.
Números do Facebook
A marca dos 3 bilhões representa um crescimento de 3% em relação à quantidade de usuários do ano passado e impressiona ainda mais ao se considerar que a população mundial é de 8 bilhões.
Dessas 8 bilhões de pessoas, é preciso lembrar que 2,7 bilhões ainda não têm acesso à internet. Além disso, a China, com seus 1,4 bilhão de habitantes, mantém o Facebook proibido no seu território.
Mesmo assim, a rede social consegue atrair 38,4% da população mundial. De acordo com dados de janeiro de 2023 da Statista, o país com o maior número de visitantes do Facebook é a Índia, com 314,5 milhões. Em seguida estão os Estados Unidos (175 milhões), a Indonésia (119,9 milhões) e o Brasil (109 milhões).
Rede social mais popular do mundo
Com esses números, o Facebook se mantém na liderança como a rede social mais popular do mundo. Ainda segundo o levantamento da Statista, o top 6 global hoje é o seguinte:
Facebook (3,08 bilhões)
YouTube (2,5 bilhões)
WhatsApp (2 bilhões)
Instagram (2 bilhões)
WeChat (1,3 bilhão)
TikTok (1,05 bilhão)
O número acumulado de usuários únicos que acessam os produtos da Meta, Facebook, WhatsApp e Instagram, chegou a 3,88 bilhões de pessoas no segundo trimestre de 2023.
E o Threads?
Para o trimestre vigente, a empresa de Mark Zuckerberg tem um novo produto no mercado para atrair ainda mais usuários. No começo de julho, a Meta lançou o Threads, uma alternativa de rede social que copia o formato de microblog do Twitter.
O cadastro de usuários do Threads é feito através da conta do Instagram, o que significa que a contagem de novos perfis deverá ser feita pela rede de vídeos e fotos. De toda forma, a companhia espera potencializar as plataformas e ampliar a oferta de tipos de redes aos usuários.