As forças de Moscou “continuaram realizando operações ofensivas, nas quais libertaram as localidades de Novaya Sorochina e Pokrovski”, afirmou o Exército russo.
Por Redação, com CartaCapital – de Moscou
O Exército de Moscou afirmou, nesta quarta-feira, que recuperou duas localidades ocupadas pelas forças ucranianas na região fronteiriça russa de Kursk.
As forças de Moscou “continuaram realizando operações ofensivas, nas quais libertaram as localidades de Novaya Sorochina e Pokrovski”, afirmou o Exército russo, citado por agências de notícias locais.
Em um vídeo transmitido no seu canal Telegram, o Exército russo apresentou o que alegou ser a recuperação de uma localidade em Kursk. Nas imagens é possível ver casas destruídas ao longo de uma estrada vazia.
As imagens lembram as das cidades ucranianas devastadas de Vugledar, Vovtchansk, Avdiivka ou Bakhmut, conquistadas pela Rússia após meses de bombardeios.
As forças ucranianas, esmagadas pelo lento mas contínuo avanço russo na frente oriental, lançaram um grande ataque na região fronteiriça russa de Kursk em 6 de agosto, onde afirmaram ter tomado várias centenas de quilômetros quadrados.
Região de Donetsk
Com isto, esperavam forçar Moscou a retirar forças da frente oriental ucraniana, mas mesmo assim os soldados russos continuaram avançando nos últimos meses, particularmente na região de Donetsk.
Nesta mesma terça-feira, o Exército russo assumiu a responsabilidade pela captura de mais duas localidades nesta região do leste da Ucrânia, Zorian e Zolota Niva.
No total, 14 localidades, incluindo Novaya Sorochina e Pokrovski, foram recapturadas dos ucranianos, disseram as tropas russas.