Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Ex-assessor de Trump discursa na Convenção Republicana após deixar a prisão

Arquivado em:
Quinta, 18 de Julho de 2024 às 14:14, por: CdB

Peter Navarro é o primeiro conselheiro do ex-presidente a cumprir pena por ações decorrentes dos esforços do republicano para anular os resultados das eleições de 2020.

Por Redação, com CartaCapital – de Washington

Peter Navarro, ex-assessor comercial de Donald Trump durante sua presidência (2017-2021), discursou na quarta-feira na Convenção Nacional Republicana, poucas horas depois de ser liberado de uma prisão da Flórida após cumprir uma pena de quatro meses por desacato ao Congresso dos Estados Unidos.

peter.jpg
Peter Navarro em um comício republicano

Navarro é o primeiro conselheiro de Trump a cumprir um tempo de prisão por ações decorrentes dos esforços do ex-presidente republicano para anular os resultados das eleições de 2020.

Navarro, de 75 anos, viajou de Miami para a Convenção Nacional Republicana em Milwaukee para pronunciar um discurso.

– Eles me condenaram, eles me prenderam. E adivinhem? Eles não me quebraram. E eles nunca vão quebrar Donald Trump – afirmou, enquanto os delegados gritavam: “Lutem, lutem, lutem”.

Navarro também fez um alerta e pediu o voto em Trump. “Se não controlarmos todos os três ramos do nosso governo… o governo deles colocará alguns de nós, como eu e Steve Bannon, na prisão e controlará o restante de nós”.

Navarro foi declarado culpado em setembro de duas acusações de desacato por se negar a cumprir uma intimação para testemunhar ante o painel do Congresso que investigou o ataque de 6 de janeiro de 2021 contra o Capitólio americano por apoiadores de Trump.

Navarro, economista formado em Harvard, foi considerado o mentor da “Varredura de Green Bay”, como é conhecida a trama para bloquear a certificação dos resultados das eleições de 2020.

Navarro se recusou a comparecer ao Comitê da Câmara e a fornecer documentos ao painel.

Sistema judiciário dos EUA

Ele acabou sendo condenado por um júri federal em Washington após um julgamento de dois dias, no qual alegou ser vítima da “instrumentalização partidária” do sistema judiciário dos EUA.

Navarro, no entanto, é o segundo aliado próximo de Trump a ser condenado por desacato ao Congresso por desafiar as intimações do comitê da Câmara.

Steve Bannon, um dos principais estrategistas por trás da campanha presidencial de Trump em 2016, também foi considerado culpado por desacato.

Bannon foi condenado a quatro meses atrás das grades e começou a cumprir sua pena em 1º de julho em uma prisão federal em Connecticut.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo