Um total de 1.306 voos foram cancelados e 414 sofreram atrasos, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.
Por Redação, com Reuters e DW – de Washington, Berlim
As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais de 1,3 mil voos nesta segunda-feira, depois que uma tempestade de inverno trouxe neve, gelo e temperaturas congelantes para uma ampla faixa do país.
Um total de 1.306 voos foram cancelados e 414 sofreram atrasos, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.
A Southwest Airlines cancelou 264 voos, o maior número entre as companhias aéreas dos EUA, seguida pela American Airlines com 176.
A agência de aviação dos EUA (FAA) alertou na última sexta-feira que ventos fortes, queda de neve e algum congelamento poderiam afetar as viagens nas regiões Nordeste e Centro-Atlântica do país.
Frankfurt e Munique têm voos cancelados devido a neve e gelo
A queda de neve e de chuva congelada afetaram as operações de três dos principais aeroportos da Alemanha e levaram ao cancelamento de parte dos voos no domingo.
“Devido às condições climáticas previstas, espera-se que as operações de voo sejam restritas e que voos sejam cancelados no domingo, 5 de janeiro, especialmente pela manhã”, informou o Aeroporto de Munique em seu site.
O Aeroporto de Frankfurt alertou sobre interrupções e cancelamentos semelhantes durante a manhã e aconselhou os viajantes a verificar o status de seus voos antes de se deslocarem até o aeroporto.
Vários voos tiveram que ser cancelados em Frankfurt, incluindo partidas para destinos europeus famosos, como Paris, Veneza e Praga.
Das 1.090 decolagens e aterrissagens planejadas durante o domingo, 120 foram canceladas, disse um porta-voz da operadora do aeroporto Fraport à agência de notícias alemã DPA.
O Aeroporto de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, também registrou vários atrasos devido ao clima de inverno, embora a pista tenha sido liberada. Alguns aviões precisam ser descongelados antes da decolagem, atrasando os horários de partida.
Visibilidade reduzida
A agência de notícias alemã DPA citou um porta-voz do Aeroporto de Munique dizendo que a visibilidade reduzida devido à queda de neve levou a intervalos mais longos entre as decolagens e aterrissagens, e aeronaves também precisaram ser descongeladas.
O serviço meteorológico alemão emitiu avisos de condições climáticas severas, especialmente na Baviera, onde se espera chuva congelante e gelo negro sobre pistas e avenidas.
A operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn (DB) também alertou que as condições climáticas estavam afetando algumas de suas operações.
“O clima de inverno na área de #Frankfurt(M) está causando interrupções nos serviços de longa distância da Deutsche Bahn. Isso está levando a longos atrasos e cancelamentos parciais ou completos de trens”, disse a DB em um post na rede social X.