Rio de Janeiro, 10 de Janeiro de 2026

EUA libertam dois russos de petroleiro após pedido de Moscou

Os EUA libertaram dois cidadãos russos do petroleiro Marinera após solicitação de Moscou. Entenda os detalhes da captura e a relação com a Venezuela.

Sexta, 09 de Janeiro de 2026 às 13:24, por: CdB

O governo de Donald Trump concordou em atender às solicitações de Moscou e libertar os dois russos, que não tiveram as identidades reveladas.

Por Redação, com ANSA – de Washington, Moscou

Rússia confirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos decidiram libertar dois cidadãos do país que integravam a tripulação do navio petroleiro Marinera no momento da apreensão americana há dois dias.

EUA libertam dois russos de petroleiro após pedido de Moscou | EUA concordaram em libertar dois marinheiros russos que trabalhavam no Marinera
EUA concordaram em libertar dois marinheiros russos que trabalhavam no Marinera

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, citado pela agência Interfax, o governo de Donald Trump concordou em atender às solicitações de Moscou e libertar os dois russos, que não tiveram as identidades reveladas.

Embarcação

Na quarta-feira, os EUA anunciaram a captura do Marinera no Atlântico Norte após semanas de perseguição.

A embarcação com bandeira da Guiana que transportava petróleo da Venezuela chamava-se Bella-1, mas foi rebatizada após passar para o controle de Moscou, aliada do então governo de Nicolás Maduro em Caracas. No momento da captura, não havia carga no navio russo.

De acordo com a imprensa, o governo Trump tenta realizar uma nova apreensão de um petroleiro ligado a Moscou nesta sexta, no Mar do Caribe. Trata-se da embarcação Olina, conhecida anteriormente por Minerva M, a qual foi sancionada por Washington por transportar petróleo russo, informa o Wall Street Journal.

Edições digital e impressa