Um potente terremoto foi registrado nesta quinta-feira, cerca de 105 quilômetros a sudeste de Perryville, no Alasca, ao largo das ilhas Aleutas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) confirmou que a magnitude do terremoto foi de pelo menos 7,2.
Por Redação, com Sputnik - de Washington
Um potente terremoto foi registrado nesta quinta-feira, cerca de 105 quilômetros a sudeste de Perryville, no Alasca, ao largo das ilhas Aleutas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) confirmou que a magnitude do terremoto foi de pelo menos 7,2, mas depois observou que pode ter sido muito mais forte, atingindo até 8,2 na escala de Richter.
Terremoto de magnitude 8,2 acaba de atingir área a sudeste de Perryville no Alasca. Está sendo avaliada a ameaça de tsunami na costa oeste.
Enquanto isso, o sistema de alerta de tsunami dos EUA informou que há uma ameaça de tsunami nas ilhas Marianas do Norte e Guam.
"É possível o surgimento de ondas de tsunami perigosas na sequência deste terremoto nas próximas três horas ao longo de algumas zonas costeiras", advertiu o sistema de alerta de tsunami dos EUA em comunicado.
De acordo com USGS, o terremoto ocorreu na quarta-feira por volta das 22h15 horário do Alasca (03h15 da madrugada de hoje, quinta-feira, em Brasília), com epicentro no mar, cerca de 91,7 km a leste-sudeste de Perryville, a uma profundidade de 46,6 km, avança o portal Kiro7.
Dois outros terremotos com magnitudes preliminares de 6,2 e 5,6 ocorreram na mesma área meia hora depois, informa o serviço.
As autoridades de várias povoações no Alasca aconselharam seus residentes a deixarem a área, devido à possibilidade de ocorrência de tsunami.
A polícia da cidade de Homer, no Alasca, em sua página do Facebook, exortou os moradores a abandonarem a zona e a irem para locais mais altos. Informa-se também que foram criados centros especiais de evacuação.