Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Estudo mostra que Lula poderá vencer as eleições no primeiro turno

Arquivado em:
Quinta, 14 de Abril de 2022 às 14:40, por: CdB

Lula aparece com 43,3% de intenções de voto, com uma ampla vantagem sobre os demais concorrentes. Nos votos válidos, descontados brancos e nulos, ele teria 50,8%, suficiente para uma vitória em primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) surge na segunda colocação com 28,8%.

Por Redação - de São Paulo
Detalhamento mais apurado da pesquisa do instituto Sensus, divulgado nesta quinta-feira pela revista semanal de ultradireita IstoÉ, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais de 2022 em primeiro turno se as eleições fossem hoje. O petista obteria mais de 50% dos votos válidos segundo levantamento feito pelo instituto.
lula-idade.jpg
Possível candidato a um terceiro mandato, o ex-presidente Lula permanece fiel ao seu discurso
Lula aparece com 43,3% de intenções de voto, com uma ampla vantagem sobre os demais concorrentes. Nos votos válidos, descontados brancos e nulos, ele teria 50,8%, suficiente para uma vitória em primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) surge na segunda colocação com 28,8%. Mais atrás estão Ciro Gomes (PDT), com 6,3%, João Doria (PSDB), com 2,6%, e André Janones (Avante), com 2%. Na sequência aparecem Vera Lúcia (PSTU), com 1,1% e Simone Tebet (MDB), com 0,8%. Brancos e nulos chegam a 7,8% e 7,1% disseram não saber ou não responderam. O ex-juiz Sergio Moro (União) não foi incluído no questionário em razão de sua desistência.

Rejeição

Segundo o cientista político Ricardo Guedes, presidente do Instituto Sensus, o cenário aponta vitória em primeiro turno. — Com o atual quadro, Lula poderia ser eleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje — declarou à IstoÉ. O cientista político também disse que a alta rejeição de Bolsonaro, de 53,9%, e a baixa aprovação de seu governo, com apenas 27,7% de bom/ótimo, tornam sua reeleição inviável. No segundo turno, Lula venceria com 53,1% contra 34,1% de Bolsonaro, uma diferença de quase 20 pontos percentuais. Para vencer no primeiro turno, um dos candidatos precisa ter metade mais um do total de votos válidos – na conta não entram os nulos e os em branco. Não é fácil: desde a redemocratização, apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu, por duas vezes, conquistar o título antes do mata-mata. Ex-ministro da Fazenda de Itamar Franco – o presidente que bancou o Plano Real –, FHC entrou na disputa de 1994 embalado pelo sucesso da estabilização econômica e ultrapassou o então favorito Lula ao longo da campanha.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo