Rio de Janeiro, 08 de Julho de 2026

Estados Unidos ameaçam lançar novos ataques contra Teerã

Os EUA acusam a República Islâmica de violar o cessar-fogo no Oriente Médio ao atacar navios mercantis em trânsito no Estreito de Ormuz.

Quarta, 08 de Julho de 2026 às 13:51, por: CdB

Os EUA acusam a República Islâmica de violar o cessar-fogo no Oriente Médio ao atacar navios mercantis em trânsito no Estreito de Ormuz.

Por Redação, com ANSA – de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que um novo ataque contra o Irã na noite desta quarta-feira é “provável”, após a recente troca de agressões entre os dois países.

Donald Trump durante cúpula da Otan em Ancara, na Turquia

Os EUA acusam a República Islâmica de violar o cessar-fogo no Oriente Médio ao atacar navios mercantis em trânsito no Estreito de Ormuz, enquanto Teerã culpa Washington pela quebra da trégua.

– É provável que atingiremos o Irã com força também nesta noite – disse Trump à margem da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Ancara, na Turquia. “Vou adverti-los um pouco”, acrescentou.

Ormuz

As forças norte-americanas já atacaram mais de 80 alvos militares iranianos no Estreito de Ormuz e nos arredores na última madrugada, e o Irã respondeu disparando mísseis e drones contra instalações dos EUA no Bahrein e no Kuwait.

Após a reunião da Otan, Trump também cogitou “tomar o controle” da ilha de Kharg, principal polo exportador de petróleo da República Islâmica, e reintroduzir o bloqueio naval a embarcações iranianas em Ormuz, enquanto Teerã ameaça fechar o estreito em caso de novos bombardeios.

Em declaração conjunta divulgada após a cúpula, os líderes da Otan também reforçaram que “o Irã nunca poderá possuir armas nucleares” e cobraram que o país “respeite plenamente a liberdade de navegação no Estreito de Ormuz”.

Já a premiê da Itália, Giorgia Meloni, que está em rota de colisão com Trump, definiu como “péssimas” as últimas notícias sobre o Oriente Médio e se distanciou dos novos bombardeios dos EUA.

– Eu não estava na mesa de negociações, então não sei dizer qual seria a resposta justa. Estou muito preocupada com o que está acontecendo no Irã, e acho que a opção militar não produziu resultados concretos. É preciso insistir na possibilidade de uma negociação – declarou.

Edições digital e impressa