O objetivo é reforçar a atuação preventiva contra a comercialização de bebidas irregulares e ampliar a proteção à saúde da população.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) promoveu, nesta terça-feira, um treinamento nacional voltado à identificação de bebidas falsificadas, descaminhadas e fora da conformidade legal. A capacitação, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), é gratuita, online e destinada a profissionais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e de órgãos parceiros.

O objetivo é reforçar a atuação preventiva contra a comercialização de bebidas irregulares e ampliar a proteção à saúde da população.
– O nosso governo tem se posicionado de forma ativa no combate à falsificação. Este curso representa um passo importante na capacitação de agentes em todo o Brasil e na conscientização da população sobre os riscos de produtos adulterados. A parceria entre o poder público e o setor produtivo é fundamental para garantir mais segurança à sociedade – afirmou o governador Cláudio Castro.
Apreensões e ações educativas
Em 2024, mais de 300 litros de bebidas com indícios de falsificação foram apreendidos em operações realizadas em municípios como Niterói, Rio das Ostras e na Zona Sul da capital. Entre os produtos recolhidos estavam principalmente whiskies e cachaças adulteradas.
Como parte das ações de prevenção, a Sedcon e o Procon-RJ lançaram recentemente uma cartilha com orientações práticas para ajudar consumidores a identificar sinais de adulteração em bebidas.
O material, desenvolvido em parceria com a Abrabe, está disponível nos sites da secretaria e da associação, além de ser distribuído em locais de grande circulação, como rodoviárias e estações das barcas.
Parceria inédita e protocolo de intenções
Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções entre a Sedcon e a Abrabe, estabelecendo a chamada Agenda Antipirataria de Bebidas no Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se da primeira iniciativa do tipo no país, firmando uma cooperação técnica entre um órgão estadual de defesa do consumidor e uma entidade representativa do setor de bebidas.
Estado recebe antídoto contra metanol
Em outra frente de prevenção, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu na segunda-feira a primeira remessa de etanol farmacêutico enviada pelo Ministério da Saúde, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Além disso, o estado iniciou a aquisição de novos kits do antídoto para garantir resposta rápida a eventuais emergências.
Até o momento, apenas um caso suspeito de intoxicação está em investigação no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. O caso anteriormente monitorado em Niterói foi descartado.