Mudança foi sancionada por Cláudio Castro e homenageia trajetória do apresentador no Rio.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A estação das barcas da Praça XV, no Centro do Rio, passou a ter um novo nome: ‘Estação Praça XV de Novembro – Sílvio Santos’. A homenagem ao apresentador e empresário, que morreu em 2024, foi confirmada após sanção do governador Cláudio Castro (PL) e publicação no Diário Oficial desta segunda-feira.

A alteração era proposta do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB). De acordo com o governo, a atualização da sinalização do terminal será realizada nos próximos dias.
A escolha do nome faz referência à relação de Silvio Santos com o sistema de barcas ainda na juventude. Entre o fim da década de 1940 e o início dos anos 1950, antes da construção da Ponte Rio-Niterói, ele utilizava as embarcações para se deslocar entre Rio e Niterói, onde trabalhava como locutor na Rádio Continental.
Barcas
Nesse período, o comunicador começou a desenvolver suas habilidades empreendedoras dentro das próprias barcas. Ele instalava alto-falantes nas embarcações, fazia anúncios, vendia produtos e interagia com os passageiros. Também lançou a revista ‘Brincadeiras para você’, vendidas durante as viagens.
Nascido em 12 de dezembro de 1930, na Lapa, Silvio Santos construiu uma carreira que o consolidou como um dos maiores nomes da comunicação no país. Entre os negócios criados por ele estão marcas como Jequiti, Tele Sena e Baú da Felicidade, além das emissoras TVS e SBT.
O apresentador e empresário morreu em 17 de agosto de 2024, aos 93 anos, devido a complicações causadas por influenza.