A editora Simon & Schuster está avaliando abrir um processo contra a Disney e o roteirista e diretor M. Night Shyamalan depois de uma escritora ter encontrado semelhanças demais entre a trama de seu livro e o filme "The Village" ("A Vila").
"The Village", o suspense mais recente de Shyamalan, arrecadou 50,8 milhões de dólares em seu primeiro final de semana em cartaz. Foi a melhor estréia deste ano para a Disney, que ainda não conseguiu lançar outros sucessos de peso em 2004.
O filme, que no fim de semana passado caiu para o segundo lugar nas bilheterias norte-americanas, já rendeu 85,6 milhões de dólares.
Na semana passada circularam boatos segundo os quais sua trama e seu final surpreendente seriam muito semelhantes aos do primeiro livro infantil de Margaret Peterson Haddix, "Running Out of Time", publicado em 1995.
Haddix disse à Reuters que ouviu falar das semelhanças na semana passada, quando fãs -- e depois jornalistas -- começaram a telefonar e enviar emails a ela e à editora para perguntar se ela vendera o livro a Shyamalan. Ela disse que nunca falou com o diretor de "O Sexto Sentido", nem com a Disney.
"É uma situação interessante", comentou a escritora. "Estou estudando quais são minhas opções."
Em comunicado à imprensa, a Disney e a Blinding Edge Pictures, de Shyamalan, disseram "acreditar que essas alegações não têm fundamento".
Shyamalan já combateu um processo por infração de direitos autorais movido por um roteirista da Pensilvânia que afirmou que a trama de "Sinais", de 2002, espelhava seu roteiro "Lord of the Barrens".
No livro "Running Out of Time" e no filme "The Village", os adultos numa pequena cidade bucólica do século 19 escondem o mesmo segredo das crianças da cidade, e uma garota corajosa atravessa uma floresta perigosa a pé para buscar remédios.
Haddix contou que vendeu os direitos do filme duas vezes, uma delas para a Nickelodeon, pertence à Viacom, que deixou a opção se esgotar em maio de 2003 sem chegar a fazer o filme.
Ela assistiu a "The Village" na semana passada, mas se recusou a comentar sua opinião sobre o filme. "Digamos que enxerguei as mesmas semelhanças que outras pessoas já observaram", falou.
A porta-voz da Simon & Schuster, Tracey van Straaten, disse que advogados da editora também estão analisando suas opções legais.
"Trata-se de um livro infantil ... que vendeu mais de meio milhão de cópias e conquistou prêmios, então não se trata de um livro desconhecido", disse Van Straaten. O livro foi indicado ao Edgar Award, o maior prêmio norte-americano para livros de mistério.
Haddix, que afirmou ter tido a idéia de "Running Out of Time" quando era jornalista no Indiana, já publicou 16 livros, incluindo a popular série infantil "Shadow Children".