Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Embraer encerra fase de definição do jato <i>Phenom 100</i>

Arquivado em:
Sexta, 17 de Março de 2006 às 10:11, por: CdB

O programa Phenom 100 da Embraer avançou com a conclusão da Fase de Definição Conjunta (Joint Definition Phase - JDP, em inglês), um marco significativo para a entrega do Phenom 100, aeronave que compete no segmento dos jatos muito leves que aliam conforto, espaço, desempenho e luxo.

- A Embraer tem uma história de sucesso quanto à produção de aviões de qualidade superior, em atendimento às necessidades do mercado. Estamos comprometidos com a excelência do produto e designamos 300 engenheiros e recursos das nossas melhores equipes para trabalhar no projeto do Phenom 100, visando oferecer nível superior de conforto, com luxo, simplicidade e performance - disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente para o Mercado de Aviação Executiva da Embraer.

O programa Phenom se beneficia dos mesmos insights, criatividade, rigor e experiência em engenharia que caracterizam a bem-sucedida experiência Embraer nos mercados de Aviação Comercial, de Defesa e Aviação Executiva. Durante a JDP, uma equipe multidisciplinar, incluindo mais de 300 engenheiros da Embraer, trabalhando em conjunto com fornecedores alocados na sede da Companhia, concluiu a definição de produto do Phenom 100. A equipe também manteve encontros com autoridades aeronáuticas objetivando discutir e acordar os métodos pelos quais os requisitos de certificação do avião serão cumpridos.

A equipe que trabalha no Phenom 100 completou a Revisão Preliminar de Projeto (Preliminary Design Review - PDR, em inglês) e desenvolveu um mock-up (modelo) digital usando o software de engenharia CATIA V5. Uma das primeiras aplicações do modelo digital foi a construção, de forma totalmente automatizada, do mock-up físico em tamanho real do Phenom 100, nas instalações da BMW Group DesignworksUSA. O mock-up digital constitui excelente plataforma para os engenheiros completarem as análises aerodinâmica e estrutural, planejarem a produção por meio da manufatura digital, e determinarem a logística da montagem do avião. Os processos de fabricação e ferramental estabelecidos para o protótipo serão aperfeiçoados para uso na linha de produção.

A Embraer aplica a tecnologia no estado-da-arte ao programa dos jatos Phenom, adotando ferramentas de alta tecnologia e recursos utilizados no desenvolvimento dos E-Jets, os aclamados jatos comerciais da família Embraer 170/190.

O Phenom 100 agora está em fase de detalhamento de projeto e certificação. O primeiro componente desenhado foi o Quick Attachment Device, dispositivo que conecta o gerador elétrico ao motor. Durante esta etapa, a Embraer, pela primeira vez, fará uso de assinaturas eletrônicas em desenhos de projeto, possibilitando um processo de aprovação rápido e desburocratizado.

Durante a JDP, a Embraer reuniu, em sua sede em São José dos Campos, pilotos experientes e proprietários de aviões dos Estados Unidos, Europa e América Latina. O objetivo foi avaliar a interface homem-máquina do Phenom 100. Liderado pelo grupo de engenheiros destacados para trabalhar no programa, um Comitê de Aconselhamento validou os sistemas do Phenom, fornecendo valiosos inputs acerca da arquitetura, design, funcionalidade e visualização dos instrumentos na cabine de comando Prodigy.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo