Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Eletrobrás aprova conversão de dívida em ações

Arquivado em:
Quinta, 05 de Agosto de 2004 às 08:13, por: CdB

O Conselho de Administração da Eletrobrás aprovou nesta quarta-feira a proposta de conversão de créditos de empréstimos compulsórios a consumidores industriais, constituídos a partir de 1988, em ações preferenciais da companhia.

A assessoria de imprensa da empresa informou que os créditos totais somam R$ 3,3 bilhões, que deverão ser convertidos até o final do ano. Executivos da empresa não estavam imediatamente disponíveis para explicar se a conversão será feita de uma só vez.

A proposta de conversão será submetida à Assembléia Geral Extraordinária de Acionistas, ainda sem data prevista, informou a Eletrobrás por meio de comunicado. O cálculo das ações a serem disponibilizadas será elaborado pelo valor atualizado dos créditos até 31 de dezembro de 2003 e tomará por base o valor patrimonial da ação apurado até 4 de agosto de 2004.

A notícia puxou as ações preferenciais da estatal para baixo, que abriram em forte queda e, no início da manhã desta quinta-feira, estavam cotadas a R$ 38 o lote de mil, desvalorizadas em 4,55%.

- É positivo, mas vai trazer uma diluição inicial, o que pode estar puxando a realização de lucros...a ação subiu muito no mês passado - disse o analista de energia da BES Secutrities, Rafael Quintanilha.

Em julho, as ações preferenciais da Eletrobrás subiram 35% e as ordinárias, 40%.

- A alta foi em função do novo modelo (do setor elétrico), que antes a ministra (Dilma Rousseff) falava que era ótimo e agora já fala em apagão...as elétricas todas estão sofrendo por causa disso - completou o analista.

Para a Eletrobrás, no entanto, a operação de conversão é positiva, ressaltou, já que reduz seu passivo. Após a definição da data da Assembléia, a Eletrobrás divulgará Edital de Convocação estabelecendo o prazo para que os acionistas exerçam o direito de preferência na subscrição do aumento de capital que será necessário para a emissão de ações.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo