Rio de Janeiro, 03 de Abril de 2025

Donald Trump intensifica ameaças à UE com ‘tarifas elevadas’

Donald Trump intensifica ameaças à UE e Canadá com tarifas elevadas, gerando tensões na guerra comercial. Saiba mais sobre as consequências.

Quinta, 27 de Março de 2025 às 11:04, por: CdB

A declaração faz referência a uma possível coordenação entre Ottawa e Bruxelas para reagir à guerra comercial deflagrada por Trump desde que voltou ao poder.

Por Redação, com ANSA – de Washington

Após anunciar uma tarifa de 25% contra todos os carros importados nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump voltou a ameaçar o Canadá e a União Europeia, dos dois principais aliados de Washington no cenário internacional.

Donald Trump intensifica ameaças à UE com ‘tarifas elevadas’ | Donald Trump deflagrou guerra tarifária após retornar à Casa Branca
Donald Trump deflagrou guerra tarifária após retornar à Casa Branca

– Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para prejudicar a economia dos EUA, tarifas de larga escala, muito maiores que as já planejadas, serão impostas a ambos para proteger o melhor amigo que cada um desses dois países [sic] já teve – afirmou o magnata em sua rede social, a Truth, nesta quinta-feira.

A declaração faz referência a uma possível coordenação entre Ottawa e Bruxelas para reagir à guerra comercial deflagrada por Trump desde que voltou ao poder.

Continue lendo

A UE e o Canadá já foram atingidos pelas tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos EUA, e Trump também ameaçou taxar outros produtos europeus em 25%. Além disso, prometeu impor uma alíquota de 200% contra bebidas alcoólicas se o bloco não desistir de uma cobrança de 50% contra o uísque norte-americano.

– Lamento que o governo americano esteja jogando com o bom funcionamento do mercado global – afirmou nesta quinta a vice-presidente da Comissão Europeia para Transição Justa, Teresa Ribera, acrescentando que o bloco vai reagir às tarifas contra o setor automotivo.

UE restringe importação de aço após tarifas de Trump

O poder Executivo da União Europeia anunciou na terça-feira novas restrições à importação de aço para proteger a indústria siderúrgica do bloco contra um possível aumento nos fluxos provenientes dos outros países diante das tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O plano apresentado pela Comissão Europeia reduz de 1% para 0,1% a quantidade de aço que poderá entrar livre de tarifas no mercado europeu e ainda proíbe um mecanismo que permitia transferir cotas de importação não utilizadas por um país de um trimestre para outro.

O objetivo é dar a possibilidade de produtores europeus elevarem a produção para atender à demanda interna, recuperar terreno no mercado e incentivar o emprego e investimentos.

O setor na UE enfrenta dificuldades por causa do excesso de capacidade global, do dumping praticado pela China e das barreiras comerciais dos Estados Unidos, que impuseram tarifas de 25% contra o aço e o alumínio do mundo todo. Com o tarifaço, grandes volumes de aço antes destinados aos EUA podem ser redirecionados à Europa, aumentando a pressão sobre produtores locais.

As novas regras entram em vigor entre 1º de abril e 1º de julho, e a Comissão Europeia ainda deve apresentar no terceiro trimestre uma proposta com proteções de longo prazo para o setor siderúrgico.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo