Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Djokovic vira sobre Sinner e enfrenta Alcaraz na final

Novak Djokovic supera Jannik Sinner em uma semifinal épica do Australian Open e se prepara para enfrentar Carlos Alcaraz na final. Confira todos os detalhes!

Sexta, 30 de Janeiro de 2026 às 13:53, por: CdB

Em um empolgante clássico na arena Rod Laver, em Melbourne, o atleta de 38 anos precisou de 4h09 para vencer por 3 sets a 2.

Por Redação, com ANSA – de Melbourne

O tenista sérvio Novak Djokovic, quarto colocado no ranking da ATP, derrotou de virada o italiano Jannik Sinner, atual número 2 do mundo, e garantiu vaga na final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.

Djokovic vira sobre Sinner e enfrenta Alcaraz na final | Djokovic não vencia Sinner desde 2023
Djokovic não vencia Sinner desde 2023

Em um empolgante clássico na arena Rod Laver, em Melbourne, o atleta de 38 anos precisou de 4h09 para vencer por 3 sets a 2, com parciais de 3-6, 6-3, 4-6, 6-4 e 6-4, e quebrar uma sequência de derrotas para Sinner.

– Estou sem palavras, para ser honesto. Com a intensidade, a qualidade e o nível tão alto do tênis do Sinner, eu sabia que teria de jogar muito bem para ganhar dele. Ele é um jogador incrível – comentou Djoko, visivelmente emocionado.

Djokovic

Djokovic é o maior campeão da competição, com 10 títulos, mas não vence um Grand Slam desde 2023, quando também superou Sinner. Desde então, o italiano levou a melhor nos cinco últimos confrontos entre eles, incluindo quatro vitórias consecutivas sem ceder sets.

O retrospecto dos confrontos diretos agora registra 6 a 5 para o italiano. Com a vitória, o tenista sérvio passa a ser o mais velho finalista do Australian Open na Era Aberta – a partir de 1968.

Na outra semifinal, o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking mundial e que busca o único Grand Slam que falta em sua carreira, bateu o alemão Alexander Zverev (3º), por 3 sets a 2, com parciais de 6-4, 7-6, 6-7 e 7-5, para ir à final, mesmo sofrendo com cãibras.

Os dois fizeram a semifinal mais longa da história do Australian Open: foram 5h27 de duração. A decisão do torneio está marcada para o próximo domingo. 

Luisa Stefan

A tenista Luisa Stefani, última brasileira remanescente no Aberto da Austrália, se despediu na quinta-feira do Grand Slam em Mebourne, ao ser superada nas semifinais tanto de duplas femininas quanto de mistas. No primeiro torneio após retomar a parceria com a canadense Gabriela Dabrowski, a paulista foi eliminada em partida acirrada contra a dupla da cazaque Ana Danilina com a sérvia Aleksandra Krunic. Ao fim de 2h20min de embate, as adversárias venceram por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (7-2), 3-6 e 6-4.

Apesar do tropeço, Stefani e Dabrowski superaram o resultado obtido pela paulista na edição passada, quando a brasileira foi eliminada nas quartas, em parceria com a norte-americana Peyton Steams.

– A campanha foi muito positiva e temos de aproveitar estas duas semanas como aprendizado, porque nosso objetivo é melhorar como dupla. Primeiro torneio juntas e deixa uma esperança para a temporada, depois de fazer jogos de bom nível aqui. A semifinal foi uma derrota apertada, mas que ensina bastante. Agora é seguir motivadas para continuar trabalhando para melhorar nos próximos torneios – analisou Stefani.

Na noite de quarta, Stefani já havia sido eliminada nas semifinais de duplas mistas, jogando ao lado do salvadorenho Marcelo Arevalo. Eles caíram para os franceses Manuel Guinard e Kristina Mladenovic após revés por 2 sets a 1 (6-2, 3-6 e 10-7).

Outros resultados

Quem também deu adeus a Melbourne na noite de quarta foi a dupla dos gaúchos Orlando Luz e Rafael Matos. Eles foram eliminados nas quartas de final pela dupla do espanhol Marcel Granoller com o argentino Horacio Zeballos, que ganharam por 2 sets a 0 (6-3 e 6-4).

Edições digital e impressa