Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Dinheiro da mortalha de Evita vai para caridade

Arquivado em:
Domingo, 10 de Outubro de 2004 às 11:43, por: CdB

O dinheiro obtido no leilão da mortalha de Eva Duarte de Perón e parte do legado do três vezes presidente argentino Juan Perón está sendo destinado a ações humanitárias na Argentina, Brasil e Iraque, informou a Fundação pela Paz e Amizade dos Povos (Funpaz), em Madri.

A mortalha de Evita, leiloada em março passado pela Christie's de Roma por 160 mil euros (US$ 195 mil), foi comprado pela companhia aérea espanhola Aerolíneas Argentinas, que, por sua vez, a doou para o governo argentino.

A Funpaz, dirigida por Mario Rotundo, ex-colaborador do general Perón, era proprietária de 2 mil objetos pessoais de Evita e de Perón, arrematados no leilão da Christie's.

A mortalha de Evita, falecida em 26 de julho de 1952 aos 33 anos, teve um destino incrível a partir de 1955, quando ocorreu o golpe de Estado que derrubou Perón. Ele acabou recuperando o corpo e a mortalha em 1971, durante seu exílio em Madri.

O manto que envolveu Evita esteve depositado na sede do Partido Comunista Argentino de 1995 a 1996, para que não caísse nas mãos do ex-presidente Carlos Menem (1989-99), conforme admitiu Rotundo há alguns meses a um jornal argentino.

Desde julho passado, a mortalha está exposta no Congresso argentino, num local de segurança máxima.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo