Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Diesel ainda poluirá atmosfera por muitos anos, constata Scania

Para a Scania, uma das líderes no segmento ao lado de Mercedes, Volkswagen, Volvo e Iveco, entre outras, a adoção de novas tecnologias para reduzir emissões vai depender da maturidade de cada mercado.

Quarta, 18 de Outubro de 2023 às 19:34, por: CdB

Para a Scania, uma das líderes no segmento ao lado de Mercedes, Volkswagen, Volvo e Iveco, entre outras, a adoção de novas tecnologias para reduzir emissões vai depender da maturidade de cada mercado.


Por Redação, com Bloomberg - de Estocolmo

Enquanto os carros elétricos ganham destaque crescente na preferência do consumidor no Brasil e no mundo, no setor de veículos pesados, crucial para o transporte de mercadorias e insumos, o caminho para a transição energética ainda reserva muitas incertezas.

scania.jpg
Os caminhões tendem a continuar queimando diesel por mais uma década, segundo análise da Scania


Para a Scania, uma das líderes no segmento ao lado de Mercedes, Volkswagen, Volvo e Iveco, entre outras, a adoção de novas tecnologias para reduzir emissões vai depender da maturidade de cada mercado.

Transportes


No Brasil, a montadora espera que no curto e médio prazo o gás natural veicular (GNV) ganhe espaço na produção da companhia, afirmou o diretor de vendas da Scania, Alex Nucci.

— Nos próximos cinco anos, esperamos que o gás represente 10% do que produzimos e comercializamos na Scania Brasil. Vamos ter algo de elétrico, mas 90% ainda vai ser diesel — afirmou o executivo, em entrevista à agência norte-americana de notícias Bloomberg Línea.

O setor de transportes, que inclui os modais ferroviário, marítimo e aéreo, responde por aproximadamente 20% das emissões globais de CO2, o que coloca um peso importante sobre as montadoras no processo de descarbonização.

Edições digital e impressa