Atualmente, a fábrica, que opera com 60% de sua capacidade máxima de 175 mil toneladas anuais, sofreria perdas financeiras "consideráveis" se continuasse operando em 2022, afirmou a diretoria da Slovalco.
Por Redação, com Sputnik - de Bratislava/Berlim
A fábrica Slovalco, localizada na Eslováquia, encerrará suas atividades de produção de alumínio, segundo a metalúrgica norueguesa Norsk Hydro.
De acordo com o anúncio, a fábrica estaria encerrando suas atividades devido às condições adversas e aos altos preços da eletricidade, que não mostram sinais de baixar a curto prazo.
Atualmente, a fábrica, que opera com 60% de sua capacidade máxima de 175 mil toneladas anuais, sofreria perdas financeiras "consideráveis" se continuasse operando em 2022, afirmou a diretoria da Slovalco.
Apesar das medidas para encerrar suas operações, a fábrica pode "retomar o funcionamento" posteriormente caso as condições de mercado o permitam.
De acordo com a Bloomberg, o fechamento da fábrica "se junta aos crescentes indícios de tensão na economia industrial" na Europa devido aos altos preços da energia.
Além disso, a mídia destaca que a Europa já perdeu metade de sua capacidade de fundição de zinco e alumínio, por conta da decisão dos fabricantes de reduzir a produção.
Autoridade alemã alerta para crise
A atual crise energética e a inflação podem gerar protestos na Renânia do Norte-Vestfália, alertou o ministro do Interior desta região alemã, Herbert Reul.
O ministro também ressaltou que estas questões problemáticas estão sendo exploradas por teóricos da conspiração, que podem ser uma ameaça à Alemanha.
Ao falar à emissora N-TV, Reul afirmou que o país terá de lidar não com manifestantes, mas sim com "inimigos do Estado", que estão se estabelecendo na região.
Além disso, ele expressou preocupação sobre a atual situação do país, que enfrenta uma crise energética e alta dos preços, afirmando que estas dificuldades disseminam as narrativas dos teóricos da conspiração entre a população.
O funcionário alemão também ressaltou que na Internet é cada vez mais visível a reação da população sobre o conflito na Ucrânia, crise do gás, inflação, com os "inimigos do Estado" conquistando as pessoas.
O ministro ainda informou que a região está se preparando para uma crise energética, com 40 tanques adicionais com capacidade de 40.000 litros, além de 100 telefones via satélite em caso de apagão.