Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Crianças estão entre feridos em ataque russo a Kharkiv

Um ataque aéreo russo em Kharkiv deixou uma pessoa morta e feriu 10, incluindo crianças. Infraestruturas críticas foram danificadas.

Terça, 05 de Agosto de 2025 às 11:55, por: CdB

O “ataque maciço” danificou a estação de trem e outras infraestruturas na cidade, um centro de transporte na região de Kharkiv.

Por Redação, com Reuters – de Kiev

Uma pessoa foi morta e 10 pessoas, incluindo duas crianças, ficaram feridas na madrugada desta terça-feira no maior ataque aéreo da Rússia à cidade ucraniana de Lozova desde o início da guerra, segundo autoridades.

Crianças estão entre feridos em ataque russo a Kharkiv | Ataque russo fere crianças em Kharkiv, dizem autoridades
Ataque russo fere crianças em Kharkiv, dizem autoridades

O “ataque maciço” danificou a estação de trem e outras infraestruturas na cidade, um centro de transporte na região de Kharkiv, na fronteira com a Rússia, disse a operadora ferroviária estatal Ukrzaliznytsia em um comunicado.

Fotos compartilhadas pelos serviços de emergência mostraram um trem danificado e escombros cobrindo uma plataforma de trem.

– Infraestrutura crítica, prédios de apartamentos e casas particulares foram danificados… Lozova sofreu o maior ataque desde o início da guerra – escreveu o chefe do conselho municipal, Serhiy Zelensky, no aplicativo de mensagens Telegram.

Duas crianças ficaram feridas no ataque que deixou partes da região sem energia e água, acrescentou.

A Ukrzaliznytsia disse que um de seus funcionários morreu e outros quatro ficaram feridos. Os serviços de emergência disseram que 10 pessoas no total ficaram feridas no ataque.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia atacou a infraestrutura civil em Lozova com mais de 25 drones, danificando um depósito e uma estação.

Força Aérea da Ucrânia

A Força Aérea da Ucrânia derrubou 29 dos 46 drones lançados pela Rússia em todo o país durante a noite, de acordo com declaração no Telegram. Um míssil balístico e 17 drones atingiram vários locais, acrescentou.

A Reuters não pôde verificar de forma independente os relatos de vítimas e danos. Não houve comentário imediato da Rússia.

Ambos os lados negam ter como alvo civis na guerra que a Rússia lançou com uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Edições digital e impressa