Uma apuração prévia e inédita do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo em 2004, feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), indica que o estado cresceu a uma taxa quase 50% maior do que a do país e alcançou 7,6% no ano. O crescimento do PIB nacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2004 foi de 5,2%. O setor de maior crescimento em São Paulo foi a indústria, que representa isoladamente 49% do PIB do estado.
Segundo os dados apurados pela Seade, o estado de São Paulo registrou no ano passado um PIB real da ordem de R$ 592 bilhões, R$ 52 bilhões a mais do que o observado no início da década. O valor representa 33,4% do PIB nacional.
Os dados da pesquisa afirmam que a indústria paulista "ainda é o grande elo entre a dinâmica econômica do estado e a do país". O PIB industrial apresentou no ano passado alta de 18,2%. O levantamento da atividade econômica em São Paulo foi dividido em três agrupamentos: agropecuária, que registrou alta de 0,6% no PIB, indústria (que engloba os setores extrativo, de transformação e de construção), com alta de 18,2%, e o setor de serviços, que obteve alta de 4,5%.
Na avaliação da Seade, "a expansão dos PIB do Estado de São Paulo explica-se pelo forte incremento da atividade exportadora, em especial dos bens manufaturados, que compõem a maior parte do valor exportado pelo estado. O crescimento das exportações refletiu-se na recuperação da massa salarial e do nível de emprego, reativando também o consumo doméstico".
Segundo a Fundação Seade, a apuração do PIB paulista foi uma solicitação da Secretaria de Economia e Planejamento do estado. De acordo com a Fundação Seade, a metodologia empregada será a mesma que a fundação já utiliza para fornecer os dados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo nacional.
Crescimento do PIB paulista em 2004 foi quase 50% maior que o do país
Arquivado em:
Quarta, 27 de Abril de 2005 às 14:21, por: CdB