Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Coordenadora do PNAE alerta para qualidade da merenda escolar

Arquivado em:
Domingo, 10 de Outubro de 2004 às 15:36, por: CdB

A coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Albaneide Peixinho, alertou em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, que a alimentação dos alunos das escolas públicas beneficiados com a merenda escolar deve seguir à risca o que é determinado por cada Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

- Ao perceber que a alimentação não está adequada ao ciclo de vida do aluno, a mãe deve procurar, em primeiro lugar, a direção da escola e comunicar. Não satisfeita, ela deve procurar o CAE -  explicou Albaneide.

Uma das denúncias mais freqüentes, segundo a coordenadora, é sobre a falta de adequação da alimentação escolar de crianças em suas respectivas regiões, no que diz respeito aos hábitos alimentares específicos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. "Um dos objetivos do programa, entre tantos, é respeitar os hábitos regionais e, com isso, dinamizar a economia local", ressaltou.

Segundo Albaneirde, os pais podem acionar o CAE, que tem o papel de controle social da merenda escolar. Cabe ao CAE, fiscalizar e assessorar a direção do gestor público, que no caso é a Prefeitura, na solução dos problemas. Albaneide destacou que o conselho tem, inclusive, obrigação de elaborar junto com o nutricionista o cardápio escolar. "Ele pode vedar, por exemplo, o cardápio que ele acha que não é adequado ao ciclo de vida do aluno", disse.

A coordenadora do Programa de Alimentação Escolar recomenda que para chegar até o CAE, os responsáveis pela criança devem procurar saber quem é o representante dos pais no Conselho e denunciar que não está de acordo com o cardápio das crianças. Ela recomenda, ainda, que se o conselho não resolver o problema, os pais podem entrar em contato com o FNDE. "Aí nós vamos tomar as atitudes que cabem a nós, como órgão repassador de recursos", afirmou.

Os contatos com o FNDE são pelo telefone 0800 61 61 61 ou 61 212-4980; pelo endereço eletrônico gepai@fnde.gov.br ou por carta, no endereço Setor Bancário Sul, edifício Áurea, 6ª andar, Brasília - DF.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo