Desde o início do ano, o preço do ovo produzido no Estado de São Paulo já subiu 39,4% e ainda há previsão de mais altas até ao menos o mês de abril. No primeiro dia útil deste ano, a caixa com 30 dúzias de ovos brancos extra era comercializada a R$ 30,50. Nesta terça-feira, a cotação abriu o dia em R$ 42,53.
- Os preços até o momento ainda não embutiram totalmente o aumento dos insumos e a alta da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) tanto para os produtores como para os insumos. O produtor é em sua maioria uma pessoa física, então ele só pode repassar o preço ao ovo - afirmou o diretor-executivo da Associação Paulista de Avicultura (APA), José Carlos Teixeira da Silva.
O executivo disse que essa é uma época em que o calor reduz a produção. Além disso, ele cita as fortes chuvas como fator de aumento de custo -- tanto dos insumos utilizados na produção de ovos como do transporte.
- Há um aumento de consumo de agora até abril, devido à Quaresma - comentou o executivo.
A produção brasileira de ovos no ano passado alcançou 16,5 bilhões de unidades. Teixeira da Silva faz uma estimativa de que esse número suba 6% neste ano.