A área do governo em que a população percebe os melhores resultados são as políticas de combate à fome e à pobreza, enquanto as ações de combate à violência são as que registram preocupação crescente, mostra a oitava rodada da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na parte da pesquisa referente ao desempenho das diferentes áreas do governo, os entrevistados são convidados a apontar as duas áreas que têm melhor desempenho e as duas que têm pior desempenho.
As ações de combate à fome e à pobreza são mencionadas como as de melhor resultado por 42% dos entrevistados, enquanto aparecem empatadas em segundo lugar, mencionadas por 15% como as mais bem sucedidas as ações do governo para reduzir o desemprego, as ações na área de educação e as ações na área de saúde.
As ações para reduzir o desemprego são mencionadas como as que obtêm piores resultados por 32% dos entrevistados (com tendência de queda, tendo iniciado 2004 com 43% das menções), enquanto as ações de combate à violência vêm em segundo lugar, com 35% (com tendência de alta, partindo de 28% no início do ano) e as ações de saúde e combate à fome e à pobreza vêm em terceiro e quarto lugar, respectivamente, com 20% e 12% das menções.
A pesquisa levantou, também, as intenções de voto para a presidência em 2006. Se as eleições fossem hoje, Lula venceria a disputa contra os possíveis candidatos tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin, com 49% contra 9%, e 47% contra 15%, respectivamente. Se o candidato tucano fosse José Serra, a disputa se equilibraria, mas ainda assim a vitória de Lula seria garantida, com 42% contra 33%.
A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos de 140 municípios, de 24 a 29 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Combate à fome e à pobreza é área do governo mais bem avaliada
Arquivado em:
Terça, 07 de Dezembro de 2004 às 17:51, por: CdB