A prefeitura do Rio trabalha na Estratégia Saúde da Família, com capacidade para resolver 85% dos casos de quem busca atendimento no local. A medida permite o acompanhamento regular de pacientes e, ainda, evita que casos de menor gravidade sejam direcionados a emergências de grandes hospitais.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Unidades de atenção primária, as 238 clínicas da família instaladas em todas as regiões da cidade do Rio têm foco em ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças.
Com esse modelo, a prefeitura do Rio trabalha na Estratégia Saúde da Família, com capacidade para resolver 85% dos casos de quem busca atendimento no local. A medida permite o acompanhamento regular de pacientes e, ainda, evita que casos de menor gravidade sejam direcionados a emergências de grandes hospitais.
As clínicas da família possuem equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal. Os profissionais são divididos em equipes responsáveis por diferentes áreas.
Ao chegar à unidade, o usuário é acolhido por um profissional da equipe correspondente ao seu local de moradia para receber orientações e ser atendido de acordo com a necessidade.
Encaminhamento para o Super Centro Carioca de Saúde
É por meio das clínicas da família, e dos centro municipais de saúde, que é feito o encaminhamento de pacientes para o Super Centro Carioca de Saúde. O direcionamento ocorre a partir de avaliação e acompanhamento das equipes de saúde da família.
Consultas marcadas via aplicativo
Os serviços das clínicas da família também podem ser acessados, consultados e até marcados virtualmente, por meio do aplicativo minhasaude.rio, portal e aplicativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ferramenta o usuário encontra os seguintes serviços: agendamento de consultas na Atenção Primária, retirada de laudos de exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento de solicitações no Sisreg, consulta à situação vacinal, registros de saúde e, ainda, solicitação e impressão, após aprovação, das carteirinhas da pessoa com autismo e da pessoa com fibromialgia (exclusivo na versão site do minhasaude.rio.
Unidades de saúde reformadas
A prefeitura do Rio tem trabalhado para a recuperação da rede. Todas as unidades – clínicas da família, centros municipais de saúde, CAPS, hospitais, UPAs, estão passando por melhorias, sem interromper o atendimento à população. Até o início deste semestre, 198 já foram reformadas e outras 88 serão até o fim da gestão. As unidades também estão recebendo novo mobiliário e equipamentos.
Foram contratados quase 4 mil profissionais para a Atenção Primária, o que possibilitou a ampliação da cobertura de 39,6% em dezembro de 2020 para 62,5% em outubro de 2023. Conforme o plano estratégico, a meta é chegar a 70% de cobertura de Saúde da Família novamente. Atualmente, são 1.294 equipes da ESF, 209 a mais do que em dezembro de 2020. Desse total de equipes, 93% estão completas. É historicamente o maior número de médicos atuando na Estratégia Saúde da Família no município do Rio.
Serviços e informações de saúde
Agendamento de consultas e exames na palma da mão e ao alcance de um click. Isso é possível com o minhasaude.rio, portal e aplicativo da Secretaria Municipal de Saúde, criado para o morador do Rio ter autonomia e acesso facilitado a informações e serviços de saúde, sem sair de casa. Por meio da ferramenta, o paciente pode, por exemplo, receber laudos de exames laboratoriais e imagem diretamente no celular ou no computador, sem precisar retornar ao local do procedimento para buscar o resultado.
A ferramenta, lançada inicialmente na versão online, hoje também funciona como aplicativo para celular (sistemas Android e iOS) e ganhou novas funcionalidades. Pela versão web, é possível solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e, quando o documento é aprovado, pode-se imprimir ou baixar a versão digital. Pelo aplicativo, agenda-se consulta com o médico ou o enfermeiro da equipe de saúde da família.
No site e no aplicativo, o usuário acessa a carteira de vacinação e informações clínicas; acompanha as solicitações no Sisreg e a posição na fila; consegue informações do cadastro no SUS e na clínica da família e, ainda, o contato da equipe de saúde da família de referência, entre outros dados.
Além de facilitar o acesso de cidadãos a serviços de saúde, a ferramenta dá transparência a informações do sistema.