A França não pode concordar com o esboço de um acordo proposto pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para retomar as conversações comerciais mundiais, afirmou o presidente Jacques Chirac nesta quarta-feira. Para o presidente francês, as concessões feitas por europeus na questão dos subsídios à agricultura não tiveram a reciprocidade de outros governos, principalmente o norte-americano.
- A França quer ver a conclusão da rodada de Doha (de conversações de comércio), mas não pode concordar com as negociações nessa base - disse ele em comunicado.
Os mediadores da OMC apresentaram um esboço na última sexta-feira que inclui um fim aos subsídios agrícolas, a principal demanda dos países em desenvolvimento.
Chirac disse que a Comissão Européia deve fazer o possível para mudar o texto, que para ele é inaceitável na atual forma. Ele acrescentou que as concessões feitas pela União Européia em relação ao subsídios de exportações agrícolas não foram seguidas por outros países, principalmente os EUA.