As assistentes virtuais oferecem uma série de benefícios aos motoristas, mas podem apresentar alguns riscos de segurança e privacidade.
Por Redação, com Xataka – de São Francisco
A Tesla, uma empresa automotiva do empresário Elon Musk fundada em 2003, é especializada na fabricação de carros elétricos, como o Model S e o Model 3.

Diferente dos veículos comuns, alguns modelos da marca apresentam um sistema de inteligência artificial integrado ao chatbot do xAI, implementado ainda em julho deste ano. Apelidado de Grok, o assistente virtual consegue ajustar a temperatura, definir destino e até responder a perguntas, o que permite um diálogo entre motorista, passageiros e a assistente enquanto estão no automóvel.
Contudo, um episódio recente envolvendo o Grok e a um passageiro de apenas 12 anos trouxe uma série de preocupações entre os pais e donos de veículos. Enquanto a assistente conversava com o menino sobre futebol, o chatbot acabou pedindo que ele enviasse fotos nuas.
O caso levantou uma questão importante sobre a segurança por trás dessas ferramentas que, hoje, 54% da população brasileira já utiliza, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos e o Google em 2024.
Chatbot da Tesla faz pedido inconveniente para criança enquanto dialogam sobre futebol
É dever dos pais controlar e garantir a segurança dos filhos na interação com a tecnologia, especialmente com as ferramentas de inteligência artificial, como os chatbots.
Apesar de constantemente passarem por melhorias visando a segurança do usuário, as assistentes virtuais podem acabar se envolvendo em situações graves e exposição a conteúdos inapropriados.