No momento, todos os indícios são de que a Meta quer aproveitar o descontentamento em torno do Twitter para anunciar um app similar. Foram muitos os descaminhos recentes na plataforma.
Por Redação, com Tecnoblog - de São Francisco
O CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou oficialmente via rede social que o aplicativo Threads será lançado nesta quinta-feira. Ele será o novo rival do Instagram (e da Meta como um todo) para o Twitter, comandado por Elon Musk desde outubro de 2022.
A mensagem foi postada no canal público de Mosseri no Instagram. O executivo diz que "nós temos a esperança de construir um espaço civil e aberto para o diálogo". Mosseri ainda reconhece que há muito a ser feito, mas que está animado em "entregar" o app para os usuários e ver o que eles acham.
Busca por Threads no Insta
No momento existe uma alta expectativa em torno do Threads. Será mesmo o aplicativo em formato de microblog para concorrer com o Twitter? Por ora é impossível dizer. Por outro lado, sabemos que no passado apps como Koo tiveram essa mesma promessa e depois caíram no esquecimento.
No caso do Threads, a principal vantagem seria ter uma organização bem estruturada e profissional por trás. Um dos indícios é de que será possível usar o arroba do Instagram na futura plataforma.
Aliás, surgiu um easter egg na rede social de fotos/vídeos. Tente pesquisar por "threads" no Instagram. A barra de pesquisa ganhará um emoji de ticket. Toque nele para visualizar um cartão com a marca do novo aplicativo num dos versos e as suas informações de usuário no outro.
O Threads também aparece listado na App Store. Não é possível baixá-lo, mas a Meta está trabalhando com uma espécie de lista de interesse pelo aplicativo. As telas divulgadas via lojinha da Apple revelam um aplicativo com texto, no qual uma pessoa posta alguma coisa e as demais podem responder. O dono da postagem pode decidir se as respostas virão de todo mundo, somente perfis que ele segue ou somente pessoas mencionadas no post.
Os descaminhos do Twitter
No momento, todos os indícios são de que a Meta quer aproveitar o descontentamento em torno do Twitter para anunciar um app similar. Foram muitos os descaminhos recentes na plataforma. Por exemplo: o limite para visualização de tweets implementado no sábado.
Dois dias depois, o TweetDeck se tornou uma ferramenta fechada para assinantes do Twitter Blue. E por aí vai, não faltam exemplos de encrencas envolvendo as decisões de Elon Musk e seu time de executivos.
Entra semana, sai semana e a grande dúvida: para onde iremos quando o bilionário acabar de vez com a rede social? No que depender de Mark Zuckerberg, a resposta chega nesta quinta às 11h: para o Threads. Você está pronto para migrar de app?