Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Instagram adota classificação PG-13 para contas de adolescentes

O Instagram implementa a classificação PG-13 para contas de adolescentes, garantindo conteúdo apropriado para menores de 18 anos. Descubra as novas medidas de segurança.

Terça, 14 de Outubro de 2025 às 13:06, por: CdB

Nesta terça-feira, a empresa de tecnologia introduziu a classificação de filme PG-13 para que todo o conteúdo destinado aos usuários desse tipo de conta seja regido por ela.

Por Redação, com Europa Press – de São Francisco

A Meta atualizou as contas de adolescentes do Instagram para ajustar a classificação do conteúdo ao sistema cinematográfico PG-13, que será ativado por padrão para menores de 18 anos.

Instagram adota classificação PG-13 para contas de adolescentes | Nova regra do Instagram classifica conteúdo de adolescentes como PG-13
Nova regra do Instagram classifica conteúdo de adolescentes como PG-13

As contas de adolescentes oferecem uma experiência projetada especificamente para os usuários menores de 18 anos da rede social, com recursos de proteção mais avançados incorporados por padrão, limitando quem pode contatá-los e o conteúdo que eles veem na plataforma.

Nesta terça-feira, a empresa de tecnologia introduziu a classificação de filme PG-13 para que todo o conteúdo destinado aos usuários desse tipo de conta seja regido por ela, para que o que eles vejam seja apropriado para a idade, semelhante ao que acontece no cinema.

A empresa confia nesse padrão independente (que na Espanha seria equivalente a 12+) porque é internacional e as famílias podem reconhecê-lo, como explicou Hélène Verbrugghe, diretora de Políticas Públicas da Meta para Espanha e Portugal.

Ele será aplicado por padrão a todas as contas de adolescentes de forma progressiva, começando pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Na Espanha e no resto da Europa, teremos que esperar até o início de 2026.

Essa classificação é introduzida por padrão e pode ser supervisionada pelos pais. Mesmo assim, o Instagram mantém um nível mais alto de restrição para determinados conteúdos, como a nudez. Isso significa que, embora a nudez parcial ou o conteúdo sexualmente sugestivo possa ser visto em um filme PG-13, ele é proibido na plataforma social.

Para os pais que acham que a classificação não é suficiente, o Instagram adicionou o que eles chamam de “conteúdo limitado”, um novo recurso que filtra ainda mais o conteúdo e desativa os comentários (tanto de visualização quanto de escrita).

Além disso, o Meta estendeu as proteções da Conta de Adolescente para toda a experiência do Instagram, de modo que a restrição de conteúdo se aplica não apenas às recomendações, mas também ao seu feed e aos Stories. As respostas fornecidas pela IA do Meta também foram adaptadas para a classificação PG-13.

Em termos de pesquisa, os bloqueios relacionados a tópicos sensíveis, como suicídio, automutilação e distúrbios alimentares, foram ampliados para abranger outros conteúdos adultos, como álcool ou sangue.

Além disso, os adolescentes não poderão mais seguir contas que compartilham regularmente conteúdo impróprio para a idade ou cujo nome ou biografia sugira que não são adequadas para eles.

Envolvimento dos pais

Atualmente, há centenas de milhões de menores de idade em contas de adolescentes em todo o mundo. O Instagram as ativa por padrão para menores de 18 anos, mas permite que os pais ajustem algumas medidas para torná-las mais ou menos restritivas para menores de 16 anos.

Todas as contas de adolescentes têm os mesmos controles e configurações de segurança padrão “para fornecer esse nível básico de proteção uniforme, que é alto”, independentemente de os pais estarem envolvidos ou não, explica Verbrugghe em resposta a uma pergunta da agência europeia de notícias Europa Press.

Isso ocorre porque, embora o debate nacional e internacional aponte para o fato de que os pais estão preocupados com a segurança on-line de seus filhos, na Meta eles estão cientes de que nem todos podem se envolver e se envolvem da mesma forma, seja por falta de tempo, por não terem o treinamento ou a alfabetização digital necessários ou por qualquer outro motivo.

Com essa abordagem, a Meta oferece “uma ferramenta simples que permite que os pais se envolvam e tenham todos os recursos para fazê-lo, mas que também permite que os adolescentes tenham uma experiência segura”, conclui o gerente.

Edições digital e impressa