A situação no Cazaquistão permanece tensa. Os protestos, inicialmente pacíficos, contra a subida dos preços de gás liquefeito começaram há poucos dias nas cidades de Zhanaozen e Aktau.
Por Redação, com Sputnik - de Almaty
Em meio ao caos no Cazaquistão, com as autoridades respondendo à violência dos manifestantes, um jornalista da RT foi detido por razões ainda desconhecidas.
Um repórter freelance da RT, Stanislav Obischenko, foi detido no Cazaquistão neste sábado, relata a emissora.
Segundo a RT, sua equipe estava trabalhando em Almaty quando um grupo de homens supostamente ligados aos militares deteve Obischenko.
A causa do incidente não está clara. Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, já comentou o caso.
– Estamos a par da situação, estamos tratando do assunto – informou à agência russa de notícias Sputnik.
Os protestos
A situação no Cazaquistão permanece tensa. Os protestos, inicialmente pacíficos, contra a subida dos preços de gás liquefeito começaram há poucos dias nas cidades de Zhanaozen e Aktau. No entanto, em pouco tempo eles se espalharam e passaram a ser violentos, com saques, incêndios e ataques a carros, infraestrutura e policiais em Almaty, a maior cidade cazaque.
Kassym-Jomart Tokaev, presidente do país da Ásia Central, impôs o estado de emergência até 19 de janeiro e pediu assistência das Forças Coletivas de Paz da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês) para proteger os prédios estratégicos enquanto a polícia conduzia operações antiterroristas.