O advogado brasileiro com atuação em Portugal e especialista em vistos migratórios Anselmo Costa relembrou que sua casa no país foi invadida quatro vezes.
Por Redação, com agências de notícias - de Lisboa
Os casos de xenofobia, discriminação e até agressão a brasileiros em Portugal vêm ganhando cada vez mais repercussão na imprensa.
Em um dos mais recentes, uma mineira foi vítima de xingamentos e até levou um tapa dentro de um metrô de Portugal. Outra notícia bastante comentada há alguns meses foi a de que mães de alunos brasileiros estavam denunciando agressões e xenofobia em escolas portuguesas.
Ao tomar conhecimento das notícias, o advogado brasileiro com atuação em Portugal e especialista em vistos migratórios Anselmo Costa relembrou que sua casa no país foi invadida quatro vezes. Segundo ele, na quarta o prejuízo foi ainda maior porque até mesmo a própria polícia ficou do lado dos invasores. "Tive uma perda de 80 mil euros que investi no imóvel", relembrou.
Invasão
O advogado afirmou também que a última invasão aconteceu há menos de um ano, precisamente no dia 23 de dezembro de 2021. Quando questionado se ele recebeu a assistência devida das forças de segurança, Anselmo respondeu que "fui tratado com descaso".
– Mesmo com todas as denúncias, simplesmente perdi a casa. O sentimento que fica é o de derrota. Quando questionei a polícia se outras casas foram invadidas e roubadas na região, a resposta foi que não, somente a minha. Vale informar que muitas casas na região onde morava estão fechadas porque os donos portugueses vivem fora do país – declarou.
– A verdade é que ainda não há punição real nesses tipos de caso e nada acontece em favor dos brasileiros. Eu acredito que as práticas sejam motivadas pela inveja que alguns portugueses podem ter de nós brasileiros – completou.
Anselmo Costa, especialista em vistos migratórios, revelou ainda que mesmo tendo registro na Ordem dos Advogados de Portugal, "tenho meus processos também tratados com desleixo".