O objetivo da campanha é conscientizar a população para que não haja aglomeração no período em que seria celebrado o carnaval, cancelado neste ano por conta da pandemia de covid-19. O movimento também pretende arrecadar fundos para auxiliar àqueles que sofrem sem a renda da folia.
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes participou na terça-feira do lançamento da ação Blocos de Rua Unidos Pelo Distanciamento, no Rio Scenarium, na Lapa. O objetivo da campanha é conscientizar a população para que não haja aglomeração no período em que seria celebrado o carnaval, cancelado neste ano por conta da pandemia de covid-19.
O movimento também pretende arrecadar fundos para auxiliar àqueles que sofrem sem a renda da folia.
A prefeitura do Rio apoia a iniciativa que uniu 18 blocos carnavalescos. Desta união, nasceu a campanha “Unidos Pelo Distanciamento”, da qual o prefeito é um dos embaixadores. Ao comprar a camiseta da campanha, a pessoa escolhe o bloco de sua preferência que vai receber a ajuda.
Todo o lucro será revertido para essas agremiações. A ideia é que isso ajude tanto na amplificação do recado de distanciamento quanto na ajuda financeira para quem trabalha com a folia e está passando por dificuldades.
Os blocos
No evento, Eduardo Paes recebeu uma camiseta da campanha. Os blocos entregaram a ele um termo de compromisso prometendo promover, juntos, o melhor carnaval da história em 2022.
– Talvez tenha sido um dos atos mais tristes da minha vida cancelar o carnaval. Mas é um ato de respeito às vidas. O carnaval de rua é uma conquista de todos aqui. Não poderia esperar outra atitude de vocês. Muito obrigado pela compreensão e empatia – disse Paes, para em seguida completar:
– Precisamos que, em 2022, a gente dê um show de alegria, abraços e organização. É importante essa mobilização para fazer um carnaval histórico nessa cidade. Contem com a minha solidariedade e o meu amor a essa festa e ao Rio.
Além de integrantes das ligas e dos próprios blocos, também estiveram presentes representantes da Saara e da Lapa, dois centros comerciais com interesse no fortalecimento do carnaval.