Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Campeã olímpica sofre queda no downhill e é resgatada de helicóptero

A campeã olímpica Lindsey Vonn sofreu uma queda grave durante a prova de downhill nos Jogos de Inverno em Milão. Resgatada de helicóptero, sua última participação no esporte foi marcada por um acidente preocupante.

Domingo, 08 de Fevereiro de 2026 às 11:16, por: CdB

Logo após a largada, a atleta norte-americana, de 41 anos, caiu pouco antes de uma das portas do percurso, gritou de dor e precisou ser resgatada de helicóptero.

Por Redação, com ANSA – de Milão

A campeã olímpica Lindsey Vonn sofreu uma queda assustadora durante sua descida na prova de esqui alpino downhill feminino, nos Jogos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, na manhã deste domingo.

Campeã olímpica sofre queda no downhill e é resgatada de helicóptero | Norte-americana sofreu grave acidente nos Jogos de Milão e Cortina
Norte-americana sofreu grave acidente nos Jogos de Milão e Cortina

Logo após a largada, a atleta norte-americana, de 41 anos, caiu pouco antes de uma das portas do percurso, gritou de dor e precisou ser resgatada de helicóptero. Ao deixar a prova, ela foi aplaudida de pé.

Diante da gravidade da situação, a prova foi imediatamente interrompida. Vonn foi levada ao posto de primeiros socorros da competição, onde passará por exames iniciais. Posteriormente, a organização avaliará se a atleta será transferida para o Hospital Olímpico Codivilla, em Cortina d’Ampezzo, ou para unidades hospitalares em Belluno ou Treviso.

A competição seria a despedida de Vonn do esporte, após ter passado por diversas lesões ao longo da carreira. Imagens da transmissão mostraram claramente as duas pernas da atleta torcidas durante a queda, aumentando a apreensão de atletas, público e comissão técnica.

Lindsey foi a 13ª a descer entre as 36 competidoras e caiu logo nas primeiras lombadas do percurso após errar o trajeto. Ela fez uma curva mais fechada do que o necessário, tocou uma das bandeiras com o ombro, perdeu o equilíbrio e acabou no chão.

Considerada uma lenda do esqui alpino, a americana foi campeã pelo Downhill nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver, em 2010, e possui duas medalhas de bronze (Vancouver 2010 e Pyeongchang 2018).

Após seu resgate, a competição foi retomada cerca de 20 minutos depois, mas logo precisou ser interrompida novamente por causa da queda de Cande Moreno, que competia com o número 26.

A atleta permaneceu no chão e também precisou ser resgatada por helicóptero. Já a austríaca Nina Ortlieb sofreu uma queda, mas conseguiu se levantar sem ferimentos aparentes.

Clima tenso

Apesar do clima tenso, a multidão em Cortina reagiu com entusiasmo à imagem de Federica Brignone nos telões diretamente da largada, saudando a italiana com uma ovação de pé.

Brignone, que usava o número 3, terminou provisoriamente na segunda colocação, mas completou a descida em 1m37s29, ficando fora do pódio.

O evento contou ainda com a presença de importantes autoridades do esporte, como o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Luciano Buonfiglio, o presidente da Fondazione Milano Cortina, Giovanni Malagò, o presidente honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e a ex-nadadora Federica Pellegrini.

Após a queda de Vonn, a esquiadora italiana Laura Pirovano comentou o impacto do acidente. “São coisas que ninguém deseja a ninguém, eu também já passei por isso. A Lindsey já passou por isso muitas vezes. É terrível, porque sabíamos que a Lindsey tinha esse sonho olímpico, essa última participação em um downhill olímpico. Ela estava ansiosa, e terminar assim é triste para ela, mas é triste para todos”, afirmou.

Questionada sobre se o acidente poderia ter afetado emocionalmente Sofia Goggia, que desceu duas posições depois, Pirovano avaliou: “Acho que sim, mas pelo que vi, ela conseguiu se manter focada, concentrada, esquiou atacando muito bem e estou feliz por ela”.  

Edições digital e impressa