Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Campanha de incentivo à coleta seletiva da Comlurb será no Parque das Crianças

Arquivado em:
Sexta, 20 de Outubro de 2023 às 14:09, por: CdB

A campanha de incentivo à coleta seletiva ocorre sempre aos sábados, desde março do ano passado, e tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação, em casa, dos materiais potencialmente recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


A  Comlurb promove neste sábado, no Parque das Crianças, no Aterro do Flamengo, a campanha de conscientização para incentivo à coleta seletiva. A ação será na altura da Rua Buarque de Macedo, das 8h às 13h, e contará com a presença do Chegando de Surpresa, grupo musical composto de garis que fazem canções sobre o descarte correto do lixo.




campanha.jpeg
Atualmente, o serviço de coleta seletiva da Comlurb atende a 122 bairros do Rio

A campanha de incentivo à coleta seletiva ocorre sempre aos sábados, desde março do ano passado, e tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação, em casa, dos materiais potencialmente recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva. A ação já ocorreu em dezenas de pontos de grande visibilidade das Zonas Norte, Sul, Central e Oeste.


Durante a campanha são distribuídos panfletos informativos, e técnicos da área tiram dúvidas e orientam a população. Atualmente, o serviço de coleta seletiva da Comlurb atende a 122 bairros do Rio. Todo o material coletado é entregue para as 28 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os produtos.


O lixo reciclável garante assim trabalho e renda aos cooperativados e suas famílias. Atualmente, o recolhimento porta a porta é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar. A população pode se informar sobre o dia e o horário da coleta em cada rua na página da web.


Para que o ciclo da reciclagem obtenha êxito cada vez maior é fundamental que os moradores participem desse processo, promovendo a separação do lixo em suas residências. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva se torna improdutivo e caro.



Vacinação antirrábica avança pela Zona Oeste


A campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), avança pela Zona Oeste, neste sábado. Neste quarto grupo, serão contemplados os bairros de Bangu, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos e Vila Kennedy.


Serão cerca de 160 postos funcionando das 9h às 17h para vacinar cães e gatos de toda região contemplada. A campanha ocorre, como nos outros anos, de forma escalonada em cinco datas, sempre aos sábados, em diferentes grupos de bairros, a fim de alcançar todas as regiões do município. Durante a campanha, poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis.


– O resultado positivo que nós temos hoje no município vem muito da grande adesão dos cariocas à vacinação dos animais. São quase três décadas sem casos de raiva registrados no município. A campanha deste ano já começou com uma ótima adesão. Esperamos manter esse cenário para garantir a proteção e saúde dos nossos cães e gatos. A raiva é uma doença fatal e a única forma de prevenção é a vacina – disse Aline Borges, presidente do IVISA-Rio.


A campanha de vacinação antirrábica de 2023 vai até o mês de novembro e a expectativa do IVISA-Rio é bater a meta de 500 mil animais vacinados em todo o município. No ano passado, a campanha do município vacinou mais de 480 mil animais domésticos, entre cães e gatos. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender a população. O próximo e último grupo de bairros da Zona Oeste receberá a campanha no dia 11 de novembro. Confira a relação dos postos desta quarta etapa.


Os cariocas que perderam algum dia da campanha podem levar os seus animais para vacinar no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. As unidades oferecem a vacina antirrábica gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.



Datas e bairros da próxima etapa da campanha


11/11 – 5º grupo
Zona Oeste: Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo