Os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da Saúde, Saraiva Felipe, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, anunciaram, nesta sexta-feira, o impacto da Campanha do Desarmamento no número de mortes por arma de fogo no país.
O comunicado dos ministros foi feito no auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde.
Mais de 3 mil vidas foram poupadas com a redução do uso de armas de fogo no ano passado, comparando com os números de 2003.
De acordo com Saraiva Felipe, em 2004 caiu 8,2% o uso de armas no país.
O Índice Nacional de Óbitos por Armas de Fogo, divulgado nesta sexta no Ministério da Saúde, mostra que essa foi a primeira redução em 13 anos.
A diminuição ocorreu em 18 estados brasileiros. Para o ministro, os dados indicam um possível impacto do Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003 pelo Congresso Nacional, e da campanha de recolhimento de armas.
A campanha do desarmamento recolheu 443 mil armas de fogo entre 15 de julho do ano passado e na quinta-feira, cinco vezes e meia mais do que a meta inicial, que era de 80 mil armas.
Para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que também participou da cerimônia, os números da pesquisa devem influenciar o referendo do desarmamento, previsto para o dia 23 de outubro.