Uma forma competitiva de breakdance que mistura arte e dança com movimentos acrobáticos, o breaking fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. Tendo feito sua estreia olímpica em Munique 1972, a canoagem slalom terá um novo evento adicionado à sua lista, com o caiaque cross fazendo sua estreia em Paris.
Por Redação, com Reuters – de Paris
Os Jogos Olímpicos de Paris, que começam na próxima sexta-feira, contarão com um novo esporte, o breaking, além de três modalidades que retornam após inclusão nos Jogos de Tóquio, escalada, skate e surfe. Estas são as mudanças no programa esportivo:
Breaking
Uma forma competitiva de breakdance que mistura arte e dança com movimentos acrobáticos, o breaking fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. O estilo de dança urbana, que se originou no bairro do Bronx, em Nova York, na década de 1970, foi anunciado como parte do programa Paris 2024 no final de 2020.
O norte-americano Victor Montalvo, duas vezes vencedor do campeonato da federação mundial de DanceSport (WDSF), e o canadense Phil Wizard (Philip Kim) são os favoritos na categoria B-Boy.
Na categoria B-Girl, a campeã mundial de 2023, Nicka (Dominika Banevic), de 17 anos, da Lituânia, e a japonesa Ami (Ami Yuasa) serão as que merecem atenção.
Canoagem cross
Tendo feito sua estreia olímpica em Munique 1972, a canoagem slalom terá um novo evento adicionado à sua lista, com o caiaque cross fazendo sua estreia em Paris.
O caiaque cross é uma modalidade extrema de canoagem slalom. O evento olímpico começará com corridas individuais cronometradas antes de introduzir um elemento frenético de competição frente a frente, com quatro competidores se enfrentando, disputando a posição no percurso, com as colocações mudando rapidamente e o contato quase inevitável.
Joe Clarke, do Reino Unido, e Jessica Fox, da Austrália, estão entre os favoritos para ganhar as primeiras medalhas de ouro no evento, mas a natureza caótica das corridas de quatro pessoas as torna quase impossíveis de prever.
Repetição de Tóquio
Os organizadores de Paris incluíram a escalada esportiva, o skate e o surfe – todos eles apresentados como eventos adicionais em Tóquio 2020.
Escalada: Haverá dois eventos para competidores masculinos e femininos em Paris: escalada de velocidade e uma competição combinada boulder-lead.
Skate: O skate terá duas modalidades, street e park.
Surfe: A quase 16.000 km dos principais locais dos Jogos, 48 surfistas competirão nos eventos em Teahupo’o, no Taiti.
Quais esportes foram retirados?
Tendo feito sua estreia olímpica em Tóquio 2020, o caratê não foi incluído nos Jogos de 2024. O beisebol-softbol também foi retirado em Paris, mas retornará em Los Angeles 2028.