Rio de Janeiro, 30 de Junho de 2026

Boulos crítica sistema financeiro por atrasar programa ‘Move Brasil’

O ‘Move Brasil Aplicativos’ é um programa do governo voltado a facilitar a compra de veículos por taxistas e motoristas de aplicativos.

Terça, 30 de Junho de 2026 às 21:21, por: CdB

O ‘Move Brasil Aplicativos’ é um programa do governo voltado a facilitar a compra de veículos por taxistas e motoristas de aplicativos.

Por Redação – de Brasília

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o professor Guilherme Boulos não poupou críticas à atuação de grandes grupos econômicos em duas frentes: no Senado, onde dificultam a tramitação da proposta que acaba com a jornada 6×1; e no sistema financeiro, com bancos criando obstáculos à aplicação do programa ‘Move Brasil’.

Guilherme Boulos
Guilherme Boulos assumiu a Secretaria-Geral da Presidência da República

O ‘Move Brasil Aplicativos’ é um programa do governo voltado a facilitar a compra de veículos por taxistas e motoristas de aplicativos. Segundo o ministro, grupos empresariais têm travado medidas voltadas aos trabalhadores e à ampliação de oportunidades para a população de baixa renda. As declarações foram feitas durante o programa Bom Dia, Ministro.

 

Nome limpo

Boulos afirmou que os bancos estão rejeitando a maior parte dos pedidos de financiamento de veículos, tanto de taxistas como de motoristas de aplicativos, sem a apresentação de justificativas razoáveis.

— Estamos tendo três tipos de problemas principais na implementação do Move Brasil. O primeiro problema é que a maioria dos que entram com pedido de crédito têm tido o seu cadastro rejeitado, mesmo tendo o nome limpo — afirmou o ministro.

Segundo ele, os bancos têm usado termos como “score, rating e taxa de risco” para não conceder crédito, o que, na avaliação do ministro, não faz sentido, uma vez que os empréstimos têm, no governo, um fundo garantidor.

— Isso é inadmissível, porque a diferença do Move Brasil para uma linha de crédito normal de um banco é que o governo está entrando com o fundo garantidor. Se a pessoa tem nome limpo, o governo está entrando com o fundo garantidor, e esse crédito tem que ser aprovado — acrescentou.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025