Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Botijão de gás consome um décimo da renda familiar, revela pesquisa

Arquivado em:
Segunda, 30 de Maio de 2022 às 10:43, por: CdB

A pesquisa mostra, ainda, que a alta dos preços impacta de forma mais severa famílias lideradas por mulheres com renda de até um salário mínimo. “Núcleos familiares que habitam regiões em que a percentagem da população negra é superior à média municipal, hoje de 37%, também sofrem mais”, revela a pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Por Redação - de São Paulo
O preço do botijão de gás de cozinha chega a comprometer em até 11% a renda das famílias mais pobres da cidade de São Paulo, segundo estudo realizado pelo Instituto Pólis, do dia que levantou preços em 337 pontos de revenda da capital. O levantamento foi publicado nesta segunda-feira, pela colunista Monica Bergamo, do diário conservador paulistano Folha de S. Paulo (FSP).
precogaz.jpg
Inflável em protesto ao preço do botijão de gás durante recente ato pelo impeachment de Bolsonaro na Avenida Paulista
“Em uma casa com orçamento mensal de cinco salários mínimos, por exemplo, a fatia correspondente ao gás representaria entre 1,6% e 2,4% da renda —ou até dez vezes menos do que o custo do botijão para uma família que vive com meio salário mínimo”, relata.

Salário mínimo

A pesquisa mostra, ainda, que a alta dos preços impacta de forma mais severa famílias lideradas por mulheres com renda de até um salário mínimo. “Núcleos familiares que habitam regiões em que a percentagem da população negra é superior à média municipal, hoje de 37%, também sofrem mais”, acrescenta. — A pesquisa mostra que a fonte de energia mais importante para a alimentação de famílias em domicílios urbanos é, desproporcionalmente, mais onerosa para a população em situação de maior vulnerabilidade — resumiu à FSP a coordenadora-geral do Instituto Pólis, Danielle Klintowitz.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo