O resultado da má administração botafoguense trouxe mais uma conseqüência trágica ao clube de Ribeirão Preto. Nesta segunda, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) puniu o Botafogo com a perda de seis pontos por ter escalado o jogador Duda de forma irregular na partida contra o Rio Preto, no dia 17 de abril.
Com a perda de seis pontos, o Botafogo terminou a competição com 16 pontos, dois a menos que o Rio Preto, que acabou escapando da degola.
O resultado rebaixou o Botafogo para a terceira divisão paulista. O clube se junta a Francana (grupo 1), Oeste e Flamengo (grupo 2), que haviam sido rebaixados com algumas rodadas de antecedência. Além da perda de pontos, o Botafogo foi multado em R$ 5 mil.
O Botafogo promete recorrer nas duas instâncias permitidas. O advogado João Vicente Gazolla vai protocolar ainda nesta semana um recurso junto ao Tribunal Pleno da FPF e, no caso de outra derrota, levará a decisão para o STJD, no Rio de Janeiro.
"Não estou abatido ou decepcionado com a derrota, pois não estaria se houvesse absolvição. O caso vai ser levado até as últimas instâncias", disse o advogado.
Desde que foi vice-campeão paulista, em 2001, a equipe de Ribeirão Preto sofreu dois rebaixamentos no Campeonato Brasileiro e dois no Paulista. A equipe já havia sido rebaixada para a Série A-2 em 2003.